Conheça ou lembre dos principais filmes de terror que marcaram os anos 80 e 90

Compartilhe

Os anos 80 e 90 foram décadas marcantes para o gênero de filmes de terror. Durante esse período, houve um boom de filmes que se tornaram clássicos e influenciaram gerações futuras de cineastas e fãs do gênero. Neste texto, destacaremos alguns dos principais filmes de terror dessas duas décadas.

Anos 80:

Halloween (1978):

Halloween para o dia das Bruxas! Relembre TODOS os filmes da icônica  franquia de terror – CinePOP Cinema

Apesar de lançado em 1978, “Halloween” influenciou profundamente o cinema de terror dos anos 80. O filme de John Carpenter conta a história de Michael Myers, um assassino que foge de um hospital psiquiátrico e volta à sua cidade natal para cometer mais crimes.

“Halloween” é um clássico do terror slasher e criou uma série de clichês do gênero, como a protagonista que sobrevive ao massacre e o assassino que se levanta depois de parecer morto.

O elenco principal tem Jamie Lee Curtis como a protagonista. O filme ganhou diversas sequências, a mais recente em 2018:

Sexta-Feira 13 (1980):

Poster Cartaz Sexta Feira 13 B

Outro filme que inaugurou o subgênero slasher foi “Sexta-Feira 13”, dirigido por Sean S. Cunningham. O filme conta a história de um grupo de jovens que é assassinado por um misterioso, chamado Jason Voorhes assassino enquanto tenta reabrir um acampamento de verão. “Sexta-Feira 13” também criou vários clichês do gênero, como a virgem que sobrevive e a cena em que o assassino ataca através de um espelho. 

A produção contou ao todo com 12 filmes, com Jason Voorhes. Apesar do filme ser de terror, ganhou bastante notoriedade principalmente entre as crianças, que não assistam no cinema, mas quando o filme chegava nas locadoras e os pais alugavam para assistir em casa. Além do mais a máscara do personagem virou um brinquedo comum na época.

Nos anos 80 as pessoas tinham o costume de ver filmes na sala, todo mundo junto, e não como hoje, em que cada um assisti uns shorts em seus aparelhos celulares

Reveja as cenas de um dos melhores episódios, a parte VI: 

A Hora do Pesadelo (1984):

Wes Craven dirigiu “A Hora do Pesadelo”, um filme que introduziu um novo vilão icônico: Freddy Krueger. O assassino é um homem que foi queimado vivo por vingança e agora assombra os sonhos dos adolescentes de sua cidade. “A Hora do Pesadelo” foi um sucesso de bilheteria e deu origem a várias sequências.

As garras de Freddy, a máscara, e a camisa de listras também virou itens de venda, além do personagem ter virado um boneco de brinquedo. Freddy e Jason se enfrentaram também em um filme, veja:

O Massacre da Serra Elétrica 2 (1986):

Horror Movie Review: Leatherface: Texas Chainsaw III (1990) - GAMES,  BRRRAAAINS & A HEAD-BANGING LIFE

O primeiro “Massacre da Serra Elétrica” foi lançado em 1974, mas sua continuação, dirigida por Tobe Hooper, foi lançada em 1986 e é considerada um clássico do terror dos anos 80. O filme é uma mistura de comédia e horror, e mostra o retorno da família de canibais liderada por Leatherface.

Hellraiser – Renascido do Inferno (1987):

“Hellraiser” é um filme de terror sobrenatural baseado em um conto de Clive Barker. O filme conta a história de um homem que descobre uma caixa misteriosa que abre as portas do inferno. O filme é conhecido pelos personagens icônicos dos Cenobitas, além de seres sobrenaturais que se tornaram símbolos do gênero.

Anos 90:

O Silêncio dos Inocentes (1991):

“O Silêncio dos Inocentes” é um filme de suspense que venceu cinco Oscar, incluindo o de Melhor Filme. O filme conta a história da agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster), que busca a ajuda de Hannibal Lecter, um assassino em série preso, para capturar outro assassino em série que está solto. O filme é conhecido pela atuação de Anthony Hopkins como Hannibal Lecter, e tem uma das cenas mais clássicas do cinema a conversa entre Hannibal e Clarice

Pânico (1996):

Pânico': O assassino está entre nós no novo cartaz nacional do filme;  Confira! – CinePOP Cinema

Dirigido por Wes Craven, “Pânico” é um filme de terror que satiriza os clichês do gênero. O filme conta a história de um assassino mascarado que persegue um grupo de adolescentes em uma cidade pequena. Dessa forma, o filme foi um sucesso de bilheteria e deu início a uma franquia que teve mais três sequências.

As primeiras edições contam com a atriz Neve Campbell com atriz principal. A máscara e indumentária do personagem viraram brinquedo e fantasia de carnaval

Em 2023 uma nova edição do filme será exibido nos cinemas. Veja o trailer:

O Sexto Sentido (1999):

Embora seja mais conhecido como um filme de suspense, “O Sexto Sentido” de M. Night Shyamalan tem elementos de terror e é considerado um dos grandes filmes de terror psicológico dos anos 90. O filme conta a história de um menino que pode ver e falar com os mortos e um psicólogo infantil interpretado pro Brunce Willis que tenta ajudá-lo.

Apesar de uma narrativa lenta, “O sexto sentido”, prende o telespectador também pela agonizante tentativa de Macolm (Bruce Willis) não conseguir se comunicar com a esposa, que fica sempre em silêncio sempre que os dois estão juntos. Contudo, no final, é explicado o porque.

Relembre a cena clássica do filme:

A Bruxa de Blair (1999):

Dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, “A Bruxa de Blair” é um filme de terror que utiliza a técnica de found footage, em que os eventos são apresentados como se fossem imagens reais gravadas pelos personagens. O filme conta a história de um grupo de estudantes de cinema que se perdem na floresta enquanto investigam a lenda de uma bruxa local.

Sendo assim, o filme foi um sucesso de bilheteria e deu início a um novo subgênero de found footage.

Entrevista com o Vampiro (1994):

Entrevista Com o Vampiro - Filme 1994 - AdoroCinema

Baseado no romance de Anne Rice, “Entrevista com o Vampiro” é um filme de terror gótico dirigido por Neil Jordan. O filme conta a história de Louis, um vampiro que conta sua história para um repórter. O filme conta com atuações de Tom Cruise e Brad Pitt como os vampiros Lestat e Louis, respectivamente.

A trama viaja através dos séculos de vida e aventuras do mundo dos vampiros. Por fim, a trilha sonora conta com a música “Sympathy of the devil”, dos Rolling Stones. 

Então, veja uma das cenas: