Can´t Buy Me Love, as curiosidades sobre este hit dos Beatles.

Compartilhe

 Can´t Buy Me Love, a composição criada em Paris se tornou um dos hits dos Beatles em 1964

Can´t Buy Me Love, é uma canção composta em Paris por Paul McCartney, em janeiro de 1964, quando os Beatles faziam uma temporada no Olympia e estavam às vésperas da primeira turnê americana e a histórica apresentação do The Ed Sullivan Show.

No livro – Paul McCartney, many years from now – de Barry Miles, Paul conta sobre como surgiu a canção: Can’t Buy Me Love” é a minha tentativa de compor no modo blues. A ideia era que todos os bens materiais são ótimos, mas que eles não podem comprar o que eu realmente quero. Era uma canção muito insinuante. Mais tarde, Ella Fitzgerald fez uma versão que me deixou muito honrado”. Segundo diz.

Ella Fitzgerald gravou Can´t Buy Me Love no mesmo período em que a música foi lançada, 1964.

A gravação

A gravação de “Can’t Buy Me Love”, teve início em Paris, nos estúdios Pathé Marconi da EMI. No entanto, a finalização da música ocorreu logo após os Beatles voltarem dos Estados Unidos, em 25 de fevereiro nos estúdios Abbey Road, onde Paul inseriu os vocais finais.

Quando a canção ainda estava em fase de produção, Os Beatles foram para os Estados Unidos e ao chegarem em Miami, ficaram em uma mansão luxuosa, tiveram policiais batedores ao seu dispor e Paul lembra que comerciantes e empresários de todos os tipos vinham até eles para tentar lucrar comercialmente. Como por exemplo, o caso da MG Motors, McCartney conta a história. 

Can´t Buy Me Love as curiosidades sobre este hit dos Beatles.
Os Beatles em Miami. Revista Life

“A MG Motors estava tentando vender seus conversíveis ali. Eram uns carrinhos ideais para a Flórida, e para promovê-los a fábrica emprestou a cada um de nós. Lembro-me de ter conhecido uma garota bastante legal e de tê-la levado para jantar naquele MG, numa noite muito fresca, com palmeiras ondulando ao vento. É brincadeira? Um cara de Liverpool sair para jantar com aquela beleza bronzeada num MG?! Na realidade a música devia ter se chamado, “Can Buy Me Love” (O Amor Se Compra)”. Conforme contou.

Por fim, Can´t Buy Me Love foi lançada no dia 20 de março de 1964. Sendo assim, a música fez parte da trilha sonora do filme “A Hard Days Night”. Uma curiosidade, a canção também deu título a um filme em 1987 com Patrick Dempsey, no qual, o personagem “compra” uma garota para fingir que ela é sua namorada. 

Fonte: Livro Many Years From Now