“Blue & Lonesome”, o álbum tributo dos Rolling Stones ao blues

Compartilhe

“Blue & Lonesome”, é um álbum de cover de blues que antecede o atual de inéditas, “Hackney Diamonds”. 

Por Sandro Abecassis

Os Rolling Stones acabaram de lançar o esperado álbum, “Hackney Diamonds”, o primeiro de inéditas após um hiato de 18 anos, afinal, o último, “A Bigger Bang”, saiu em 2005.

Contudo, no meio do caminho, Os Stones lançaram um álbum de covers de blues que vale a pena ser escutado. “Blue & Lonesome”, que passou até despercebido pelos fãs em busca de hits clássicos. Em suas 12 faixas, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e Charlie Watts, homenageiam clássicos do blues responsáveis por influenciar o som da banda. 

"Blue & Lonesome", o álbum tributo dos Rolling Stones ao blues

A gravação do álbum ocorreu no mês de abril de 2016, em três dias, no British Grove Studios, em Londres. Ou seja, logo após o show antológico em Havana, Cuba, ocorrido em 25 de março de 2016.

As faixas

Dentes as faixas, estão, “Just Your Fool”, de Buddy Johnson, “Commit a crime” (Howlin Wolf), “Hoo Doo Blues” (Otis Hicks e Jerry West), duas de Willie Dixon,  “Just Like A Treat You” e “I Can´t Quit You Baby”, com participação de Eric Clapton, a canção também foi imortalizada pelo Led Zeppelin no seu primeiro álbum.

“Blue & Lonesome”, ainda conta com “I Gotta Go” e “Hate to See You Go”, de Little Walter. A faixa que dá título ao álbum, “Blue & Lonesome”, de Memphis Slim, é talvez um dos blues mais densos já tocado pelos Stones.

Dentre os músicos que participaram deste álbum, estão, ainda, Darryl Jones (baixo), Chuck Levell e Matt Clifford (Teclado), Jim Keltner (Percussão). A produção do álbum ficou nas mãos de Don Was e The Glimmer Twins. 

Por fim, “Blue & Lonesome”, mostra a potência dos Stones como banda de blues, fato determinante para a carreira lá no começo dos anos 60, quando o quinteto tocava nos clubes de blues e rock de Londres.