Animações criadas pela UFSC compõem show do pianista Pablo Rossi.

Compartilhe

Animações fizeram parte da apresentação de Pablo Rossi nos 60 anos da UFSC.

Animações de criaturas de Franklin Cascaes produzidas por alunos e professores da UFSC encantam o pianista catarinense Pablo Rossi e fazem parte da apresentação “Uma ode à vida: concerto de Pablo Rossi em homenagem aos 60 anos da UFSC”.

O concerto, gravado sem a presença de público no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, estreou no dia 19 de dezembro de 2020 no canal do YouTube da UFSC e marcou as comemorações dos 60 anos da Universidade Federal de Santa Catarina.

No vídeo, as criaturas de Franklin Cascaes, em animação do DesignLab da UFSC, dialogam com a música Erlkönig de Schubert/Liszt. A música original de Schubert tem como letra o poema de Goethe, Erlkönig/o rei dos Elfos.

O poema conta a história de um pai que cavalga com seu filho doente em busca de um médico. Ao passar pela floresta, o menino vê a terrível figura do Rei dos Elfos, enquanto para o pai não havia ali nada além do que as forças da natureza, o barulho do vento, o som das folhas das árvores.

Essa ideia das forças da natureza que parecem trazer em si um poder mágico – e até mesmo maligno – é retratada nas figuras de Cascaes, na bruxa, no boitatá. Os desenhos de Cascaes, cujo direito de imagem foi cedido pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC, foram animados por professores e alunos da UFSC.

A apresentação “Uma ode à vida: concerto de Pablo Rossi em homenagem aos 60 anos da UFSC” é uma realização da Universidade Federal de Santa Catarina, Secretaria de Cultura e Arte e do Centro de Ciências Jurídicas.

Assista a apresentação.

WhatsApp chat