50 anos: os álbuns clássicos de rock que completam 5 décadas em 2024.

Compartilhe

2024 será marcado com comemorações e remasterizações de álbuns que completam 50 anos 

O ano de 2024 traz uma marca importante para a música, pois marca os 50 anos de lançamentos de álbuns que mudaram a história do rock, e continuam ainda sendo referência como obras importantes e necessárias para que novas bandas busquem inspiração para seus trabalhos. 

Então, listamos alguns destes álbuns:

David Bowie – “Diamond Dogs”

Esté o oitavo álbum de David Bowie, onde o músico quis dar um conceito de um mudo pós-apocalíptico, inclusive querendo transformar o disco em uma produção teatral do livro de George Orwell, 1984. Contudo, não teve autorização por conta dos direitos autorais. No entanto, o tema estava nas canções, “1984”, “We Are Dead”, “Big Brother”, “Rebel Rebel” e “Rock N´Roll With Me”. 

“Diamonds Dogs”’ marca o estilo Glam Rock de David, com seu mullet vermelho, rock cru, algo que antecipa o estilo punk dos próximos anos. A capa mostra Bowie caricato, meio homem, meio gato, em uma arte concebida por Guy Peellaert. A capa aberta era para mostrar de forma explícita a genitália do animal, mas que foi minimizada pelo artista. 

John Lennon – “Wall And Bridges”

Gravado em julho de 1974 e lançado em outubro, “Wall And Bridges” foi produzido quando John Lennon estava separado de Yoko Ono. O álbum marca o retorno do ex-beatle ao 1º lugar das paradas americanas com o single, “Whatever Gets Thru The Night”, que contou com a colaboração de Elton John.

A canção levou a uma aposta de Elton com Lennon, que afirmou que a música chegaria as primeiras colocações, John não acreditava e então Elton John lançou uma aposta, que se a música alcançasse o topo, o ex-beatle teria que subir no palco e cantar com ele no Madison Square Garden no dia 28 de novembro, Lennon “perdeu”, a canção alcançou os primeiros lugares. Ele cumpriu a promessa e o show ficou conhecido com a última apresentação do ex-beatle, além de ter sido o pontapé para a volta com Yoko. 

Deep Purple – “Burn”

50 anos: os álbuns clássicos de rock que completam 5 décadas em 2024.

“Burn”, marca a estreia de David Coverdale como vocalista e Glenn Hughes como baixista da banda, após as respectivas saídas de Ian Gillan e Roger Glover. O álbum inaugura a incorporação de novos elementos ao som da banda, como a soul music e o funk, algo que seria visto mais vezes em “Stormbringer” e “Come Taste a Band” . 

A canção “Burn” “Lay down Stay Down”, “You Fool No One”, são os destaques do álbum. Além da fantástica capa, com os integrantes simbolizados em velas púrpuras queimando. 

Queen – “Queen II”

50 anos: os álbuns clássicos de rock que completam 5 décadas em 2024.

Apesar de ser um dos álbuns menos conhecidos do Queen, a obra tem sua importância por marcar ações inovadoras dentro da própria banda. Como por exemplo, a versatilidade harmônica e vocal do grupo, que se tornaria marca registrada do Queen ao longo dos anos. 

A capa quase fúnebre do álbum se tornou inspiração para a produção de vídeos como o de “Bohemian Rhapsody”. Este álbum chancela a importância do baterista Roger Taylor como compositor e produtor do campo harmônico do Queen. 

The Rolling Stones – “It’s Only Rock And Roll”. 

50 anos: os álbuns clássicos de rock que completam 5 décadas em 2024.

“It ‘s Only Rock And Roll”, marca a saída do guitarrista Mick Taylor e a entrada de Ronnie Wood. A concepção do álbum era para mostrar o verdadeiro estilo da banda, pautado no rock, festas e rebeldia. Tanto que a concepção de capa mostra justamente isso, Os Stones descendo uma escadaria como se fossem deuses, rodeados por deidades dos rock. 

Por fim, a faixa título, “It ‘s Only Rock ‘n Roll (But I Like It)” chegou ao 1º lugar por semanas em 1974.