Vídeo falso de Rita Lee viraliza com deep fake sobre a Ritalina

Fake news com deep fake de Rita Lee liga seu nome à Ritalina, mas história é falsa

Um vídeo que circula nas redes sociais alegando que a Ritalina é uma homenagem à cantora Rita Lee tem se espalhado rapidamente. Na gravação, a artista esta sentada no sofá do programa do Jô onde afirma que o nome do medicamento foi inspirado nela, mas essa informação é completamente falsa. O vídeo é, na verdade, uma deep fake – uma gravação manipulada digitalmente para espalhar desinformação. O texto da dublagem (mal feita) de Rita “diz”: “Eu financiei 50% da pesquisa do remédio para TDAH, e ai a ANVISA colocou o nome Ritalina em minha homenagem.” Veja:

A verdade é que a Ritalina surgiu na década de 1940, muito antes de Rita Lee se tornar uma figura pública. Na época do lançamento oficial do medicamento, a cantora tinha apenas 9 anos de idade.

O que é a Ritalina?

A Ritalina é um medicamento com uso restrito no Brasil desenvolvido para tratar o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e a narcolepsia, um distúrbio do sono que causa exaustão incontrolável. No Brasil, no entanto, o medicamento se popularizou como um auxiliar para intensificar a atenção.

Embora ajude a regular a dopamina no cérebro, um neurotransmissor envolvido no controle da atenção em pessoas com TDAH, a Ritalina pode causar efeitos colaterais sérios, como tremores, insônia e perda de apetite. Além disso, a medicação tem classificação perigosa por algumas agências de saúde internacionais, devido ao risco de induzir um estado ansioso em muitos pacientes.