Rita Lee adotou o dia de Santa Rita de Cássia como data de aniversário.

Rita Lee era considerada pelos fãs como “padroeira” das ovelhas negras.

Foto de Capa Bob Wolfenson

A cantora Rita Lee, que morreu no dia 8 de maio de 2023 chegou a afrontar a Igreja católica na sua carreira. O fato aconteceu quando no dia 4 de fevereiro de 1995, durante uma apresentação no Rio de Janeiro, se caracterizou de Nossa Senhora. Na ocasião, ela rezou uma “Ave Maria”, antes de tocar a música, “Todas as Mulheres do Mundo”. 

Na época, a Arquidiocese do Rio de Janeiro emitiu uma nota repudiando a atitude, que dizia:

“Entre outros, sinal de grave decomposição moral foi o espetáculo recém-realizado no Maracanã. Além de drogas e exibição de nudez, afrontaram os sentimentos religiosos da maioria da população ao envolver a figura da Virgem Maria com tantas ofensas a seu Filho. Os responsáveis são também os patrocinadores dessas encenações e os espectadores que, com suas presenças, apoiaram tais desregramentos. Esse ato de repulsa é um imperioso dever dos católicos e pessoas de bom senso”.

Contudo, no ano seguinte, Rita Lee sofreu um acidente doméstico, onde quebrou a mandíbula, passando alguns meses de molho. Quando retornou lançou com Roberto de Carvalho o álbum, “Santa Rita de Sampa”, que tinha a faixa do mesmo nome. Rebelde e contestadora, a canção era sobretudo uma espécie de resposta à nota do ano anterior. Sendo assim, em uma parte a música a letra dizia: 

“Bendita rita da lua cheia

Rogai por mim nesse começo de fim

O espinho nosso de cada testa

Milagrosa seja vossa festa

Sois o lazer de quem trampa

Bendita”

Nova data de aniversário.

No ano de 2020, Rita Lee deu uma entrevista ao Fantástico onde revelou que trocou sua data de aniversário, 31 de dezembro, pelo dia 22 de maio, dia de Santa Rita, de quem era devota. 

“Eu nasci no dia 31 de dezembro, último dia do ano, nunca tive uma festa minha, é sempre, `hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser`. Eu quero uma festa só pra mim. Aí eu escolhi o dia 22 de maio para fazer aniversário, que é o dia de Santa Rita de Cássia”. Conforme disse, veja:

Por fim, a data era tão significativa para Rita, que o lançamento do último livro, “Rita Lee, outra autobiografia”, lançado em 2023, aconteceu justamente em um dia de Santa Rita de Cássia. Portanto, apenas 14 dias após a morte da cantora. Durante a missa de sétimo dia da roqueira, o Padre Marcelo Leite, lembrou,  “Jesus também era uma ovelha negra, pois não foi compreendido”.