Van Conner, baixista do Screaming Trees morre aos 55 anos

Compartilhe

Van Conner, fez parte da cena de Seattle nos anos 90

Por Sandro Nine

Van Conner, baixista e co fundador do Screaming Trees, faleceu nessa terça (17) de pneumonia aos 55 anos. A informação foi dada pelo seu irmão e companheiro de banda, o guitarrista Gary Lee Conner, na sua rede social. A morte de Van acontece um ano após o falecimento do vocalista Mark Lanegan.

“Além de irmão, ele foi um de meus amigos mais próximos. Sempre o amei imensamente. Sentirei sua falta eternamente.” Conforme disse a nota oficial do guitarrista.

Screaming Trees

Van formou a banda Explosive Generation em 1984 com seu irmão Gary e o baterista Mark Pickerel. Com a entrada de Mark Lanegan em 1985, a banda mudou o nome para Screaming Trees.

Contudo, o baixista ainda participou do projeto Solomon Gurdy, onde tocava guitarra e cantava. Também integrou uma das formações ao vivo do Dinosaur Jr. Lançou um disco com o Gardner em 1999. Após o fim do Screaming Trees, seguiu trabalhando como músico de estúdio e criou bandas de pequena expressão no circuito alternativo.

Ziggy Stardust, de David Bowie completou 50 anos de lançamento.

Screaming Trees

Formada no estado de Washington nos anos 1980. A banda gravou oito discos sendo “Sweet Oblivion”, o de maior sucesso, que traz os hits “Nearly Lost You”, “Dollar Bill”, “Butterfly”. No entanto, o Screaming Trees encerrou as atividades em 2000.

Discografia

“Clairvoyance” – 1986

“Even IF and Especially When” – 1987

“Invisible Lantern” – 1988

“Buzz Factory” – 1989

“Uncle Anesthesia” – 1991

“Sweet Oblivion” – 1992

“Dust” – 1996

“Last Words: The Final Recordings” – 2011   

Por fim, com a morte de Van Conner, a cena grunge de Seattle literalmente se apagou. Como se todo o talento daquele brilhante cenário fosse uma maldição.. Enfim… Prédios queimam, pessoas morrem.. mas,  a música é pra sempre.     

 

Sandro Nine

Produtor cultural atuando em São Paulo, Manaus e Boa vista.

WhatsApp chat