Trato Pelo Capivari volta com autuações e lacres de ligações clandestinas

Compartilhe

Operações do programa com fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária verificam denúncias da população e imóveis irregulares.

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari, programa de saneamento básico e educação ambiental em Ingleses, voltou neste mês de julho, suas ações especiais de fiscalização verificam denúncias de moradores e casos graves de esgoto irregular no bairro do Norte da Ilha.

Durantes as atividades diárias de inspeção, o programa vai organizar, ao menos uma vez por semana, operações em parceria com fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária. Acima de tudo, no primeiro ano do Trato Pelo Capivari, em 2020, essas ações resultaram num total de 338 lacres e 162 multas e autuações.

Neste ano o programa da Casan, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, fez duas ações especiais de fiscalização nos últimos dez dias – a segunda delas na segunda-feira (19).

Nelas, a equipe do Trato Pelo Capivari, junto com os fiscais, flagrou imóveis de Ingleses com extravasamento de fossa e lançamento de esgoto a céu aberto, em rede inoperante e na rede drenagem pluvial – este último é crime ambiental. Ao todo, foram feitos dois lacres e  cinco autuações.

Um dos casos, na Est. Dom João Becker, mostrou-se mais grave: esgoto clandestino despejado em rede inoperante extravasava até a boca de lobo mais perto. Com isso, atingia através das galerias de drenagem, a praia de Ingleses. Dessa forma, um caminhão hidrojato fez a sucção dos efluentes parando a poluição.

O programa

O Trato Pelo Capivari faz uma busca nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios, bem como pontos comerciais no bairro do Norte da Ilha. No entanto, a ação é com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

Por fim, a sede do programa está na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. Sendo assim, o telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

WhatsApp chat