The Beatles: saiba como “I Want To Hold Your Hand” chegou aos 1º lugar nos EUA.

Compartilhe

No dia 26 de dezembro de 1963, a capitol lançava nos Estados Unidos o compacto dos Beatles, “I Want To Hold Your Hand / I Saw Her Standing There”, que em poucas semanas se tornaria o primeiro lugar nas paradas americanas. 

No entanto, a gravadora estava relutante quanto ao lançamento. Brian Epstein empresário dos Beatles, teve que desembolsar valores altos para a divulgação e fazer ligações que mudariam a história da música e dos Beatles. 

Caminho aberto

Em novembro de 1963 Os Beatles haviam acabado de voltar de uma turnê na Suécia e desembarcam no aeroporto de Heathrow em Londres. Coincidentemente, Ed Sullivan, visitava a Inglaterra e também chegava no mesmo dia, e ficou impressionado com aquela multidão, imaginando que seria a Rainha Elizabeth II que estivesse ali. Mas avisaram a ele, que era uma banda de rock chamada The Beatles, este é o primeiro elo. 

Então, Sullivan entrou em contato com Brian Epstein para articular a ida da banda para o seu programa de TV, The Ed Sullivan Show, que já tinha apresentado Elvis Presley e Buddy Holly. 

Sendo assim, Brian Epstein foi ao Estados Unidos para reunir com a produção de Ed Sullivan, e também com os produtores da Capitol Records para o lançamento do compacto. Além do mais, durante a visita Epstein investiu uma grana alta para que a banda saisse na capa de revistas como a Time e Newsweek, qua aliás foi a primeira a veicular uma matéria sobre o grupo nos Estados Unidos. Tudo isso era uma preparação para a visita promocional ao país já marcada para fevereiro de 1964.

The Beatles: saiba como "I Want To Hold Your Hand" chegou aos 1º lugar nos EUA.
Os Beatles chegando aos EUA. Foto Life

Então, o sucesso dos Beatles na terra do tio Sam não era algo tão orgânico. Além do talento dos quatro, precisou de um planejamento e ações de marketing bem agressivas. 

Tanto é que em novembro de 1963, Brian Epstein conseguiu 7 páginas na revista Life. O fotógrafo, Terence Spencer passou semanas fotografando Os Beatles em shows, inclusive na famosa apresentação para Rainha no Prince Of Wales e também em Paris. Contudo, a banda perdeu o compromisso para uma sessão de fotos e quem saiu na capa da Life foi Geraldine Chaplin. Porém, a matéria da banda veiculou na publicação publicada em 31 de janeiro de 1964.

Lançamento

Com as ações promocionais articuladas com Ed Sullivan e a Capitol, Brian Epstein conseguiu lançar nos Estados Unidos em 26 de dezembro de 1963, o compacto ““I Want To Hold Your Hand / I Saw Her Standing There”, e assim as rádios começavam a tocar as músicas do quarteto de Liverpool. 

The Beatles No Ed Sullivan. Foto Livro 1964: os olhos do furacão.

No dia 1º de fevereiro de 1964, “I Want To Hold Your Hand” chega ao primeiro lugar nas paradas nos Estados Unidos. A banda estava em Paris e no dia 7 de fevereiro desembarcaram para a participação do The Ed Sullivan Show. Eles fariam alguns shows promocionais em Nova Iorque, Washington e Miami. Além disso, John, Paul, George e Ringo participaram de várias coletivas de imprensa, e programas de rádio. Assim começava a Beatlemania nos Estados Unidos. 

Portanto, as informações que Paul McCartney sempre falou que a banda só iria para os Estados Unidos se estivesse em primeiro lugar é uma balela, porque desde de novembro de 1963 a visita já estava agendada. As fotos desta primeira visita estão no livro, 1964: os olhos do furacão, lançado por Paul McCartney em 2023.