The Beatles, “Please Please Me” completou 60 anos

O estúdio Abbey Road divulgou alguns dos equipamentos usados na gravação do primeiro álbum dos Beatles.

Dia 22 de março, fez 60 anos do álbum de estreia dos Beatles , Please Please Me , lançado pela Parlophone .

A maior parte do álbum foi gravada em um único dia em 11 de fevereiro de 1963 no Studio Two com o produtor George Martin , o engenheiro Norman Smith e a fita adesiva Richard Langham .

“Embora essa eficiência possa ser difícil de imaginar no mundo atual da gravação, era bastante plausível para uma banda ao vivo tão experiente, especialmente quando se considera a relativa falta de excessos modernos na época (vários overdubs, experimentação de som etc.) –  Declaração que está no livro Gravando os Beatles por Kevin Ryan e Brian Kehew

George Harrison mais tarde fez a famosa piada: “O segundo demorou ainda mais”. Se referindo ao With The Bealtes.

Naquele dia, aproximadamente entre 10h e 22h, eles gravaram There’s A Place , I Saw Her Standing There , A Taste Of Honey , Do You Want To Know A Secret? Misery , Hold me tight (que mais tarde foi reformulado para seu segundo álbum), Anna (Go To Him) , Boys , Chains , Baby It’s You e finalmente Twist and Shout .

As gravadas anteriormente foram Ask Me Why , PS I Love You , Love Me Do e Please Please Me .

No Studio Two Control Room estava a mesa de mixagem EMI REDD.37 e dois monitores Altec 605A . O engenheiro Norman Smith também fez uso de compressores RS124 Altec, bem como limitadores RS114 EMI.

Técnica

Todas as faixas do álbum os técnicos usaram uma máquina de fita EMI BTR 2 , que também lidou com as mixagens mono. As mixagens estéreo ocorreram em 25 de fevereiro usando a próxima geração do BTR, o BTR 3 , e lançadas em 26 de abril.

“Entrevistado em 1963, John Lennon revelou como o grupo ficou satisfeito com o disco: ‘Esperar para ouvir aquele LP tocando foi uma das nossas experiências mais preocupantes. Somos perfeccionistas; se tivesse saído do jeito antigo, teríamos vontade de fazer tudo de novo. Acontece que ficamos muito felizes com o resultado’.” – Tirado do livro Gravando The Beatles por Kevin Ryan e Brian Kehew

Please Please Me alcançou o primeiro lugar no Reino Unido em maio de 1963 e lá permaneceu por 30 semanas até finalmente ser destronado por With the Beatles .

Sendo assim, o álbum de 1963 marcou o início de uma nova era em Abbey Road, em uma década de sucesso criativo e comercial.  Por fim, os quatro rapazes de Liverpool gravaram 190 canções dentro das paredes do estúdio.

Ouça o álbum completo:

#PleasePleaseMe #TheBeatles #PleasePleaseMe60