The Beatles: o segredo por trás da canção “Ticket To Ride”

A canção “Ticket To Ride” está no álbum Help! lançado em 1965. 

John Lennon e Paul McCartney sentiram que “Ticket To Ride” era uma música inovadora, a composição faz parte do disco e filme “Help!” de 1965, gravada em 15 de fevereiro e usada na cena da banda na neve, se tornando um dos hits dos Beatles pelos próximos meses. 

Na época, fãs da banda imaginavam que a música teve origem em homenagem ao vilarejo de Ryde, na ilha de Wright, afinal, a prima de Paul, Bett e seu marido administravam um pub na região, e lá, John e Paul se apresentaram como os Nerk Twins, bem antes da fama, viajando de carona até o local em 1961. 

The Beatles: o segredo por trás da canção "Ticket To Ride",
Cena filme Help!. @Emi

Um fato é, que o próprio Macca lembra a ocasião no seu livro “Many Years From Now”, escrito por Barry Miles.Sentamos e a compusemos juntos. Lembro-me de ter falado sobre Ryde, mas a coisa era de John. Compusemos a melodia juntos, dá pra ouvir no disco isso. John com a primeira voz, eu com a segunda. Muitas vezes definimos isto enquanto compúnhamos. Já que foi John quem cantou, talvez se deva dar a ele 60% da autoria”

LEIA TAMBÉM: Foto rara mostra George Harrison e Stuart Sutcliffe em show de Gene Vicent

McCartney ainda recorda o final inesperado da canção. “Pegamos um dos versos, “My Baby Don’t Care”, mas alteramos completamente a melodia. Nesse trabalho quase inventamos a ideia de ter um pouquinho de canção em fade-out. Isso funcionava bastante, mas era ousado, e acabamos fazendo um desfecho em ritmo acelerado. Era uma coisa bastante radical para a época”.

No entanto, em 1980, durante uma entrevista John Lennon declarou que a contribuição de Paul se deu no modo de Ringo tocar bateria, e ainda disse que “Ticket To Ride” seria o primeiro heavy metal. Muito do que John falou, principalmente em 1980, pode ser desconsiderado, pelo fato que ainda tinha muitas mágoas em relação ao fim da banda. Um detalhe: Paul tocou de guitarra na gravação.

No livro biográfico, paul rebateu a afirmação, “John simplesmente não teve tempo de explicar que nos sentamos juntos e trabalhamos naquela música durante uma sessão completa de composição de três horas e, no final de tudo, tínhamos todas as letras, tínhamos as harmonias e nós tinha todos os pedacinhos”, disse Paul.

Contudo, Ringo desenvolveu um padrão de bateria em staccato (ponto de diminuição entre as notas) único para essa música, que ele mencionava com frequência, às vezes comentando sobre o desafio de ser um baterista canhoto tentando tocar com a mão direita.

Outra versão

Quanto ao título, uma outra história da época de Hamburgo pode ter influenciado Lennon e McCartney. Como por exemplo, Don Short que viajou com o grupo lembra que John tinha uma frase, “Ticket To Ride”, que ele deu para o cartão de atestado de higiene e saúde das meninas que faziam programa nas ruas de Hamburgo. 

“Ticket To Ride” liderou o hot 100 da Billboard por uma semana, e ficou por outras seis entre as duzentas mais. Os Beatles gravaram um vídeo da canção exibido no “The Ed Sullivan Show” em 12 de setembro de 1965.