The Beatles: Here Comes The Sun, a canção que saudou a primavera de 1969

The Beatles: Here Comes The Sun, uma obra prima de George Harrison.

Por Sandro Abecassis

A música “Here Comes The Sun”, de George Harrison, para o álbum Abbey Road dos Beatles, foi composta nos primeiros dias da primavera em Friar Park, na casa do amigo Eric Clapton, em 1969.

Naquela época, George ainda era casado com Pattie Boyd, e o amigo Eric nutria secretamente uma paixão pela esposa do ex-Beatle. Inclusive, mais tarde, ele se casou com Pattie. Mas esta é outra história.

Voltando para “Here Comes The Sun”, a música não teve a participação de John Lennon, que se recuperava de um acidente. Então, George, Paul e Ringo gravaram a canção entre o começo de julho e 19 de agosto de 69.

Dentre os instrumentos usados estão violões de doze cordas, um sintetizador Moog, violoncelos, piccolo, flautas, clarinetes, baixo, guitarra e bateria.

A qualidade das composições de George já ganhava força desde Rubber Soul, sendo que em Abbey Road, o ex-Beatle emplacou duas composições, “Something” e “Here Comes The Sun”.

O verso “Little darling, the smiles returning to the faces” (Queridinha, os sorrisos estão voltando aos rostos) certamente não se referia apenas à chegada da primavera, já que a banda estava passando por problemas com os negócios da Apple. George, John e Ringo acreditavam que a contratação do empresário Allen Klein para gerir o grupo resolveria o problema, mas Paul discordava e anos depois a história provou que ele estava certo.

“Here Comes The Sun” é a cara do disco Abbey Road, a começar pela capa com o céu azul londrino.

Curiosidades sobre a música

Em 1977, o astrônomo Carl Sagan cogitou incluir “Here Comes The Sun” no disco Voyager Golden Records, enviado ao espaço com sons da Terra. No entanto, por conta de direitos autorais, a música ficou fora e “Johnny B. Goode” de Chuck Berry entrou na playlist.

“Here Comes The Sun” é uma das músicas mais tocadas no Spotify e já foi regravada por diversos artistas, como Bon Jovi, Peter Tosh, Nina Simone, Sheryl Crow e até mesmo com uma versão brasileira de Lulu Santos.

Para comemorar os 50 anos de “Here Comes The Sun” e do álbum Abbey Road, a Apple lançou um videoclipe comemorativo da canção. O cenário, o estúdio onde a gravação ocorreu, onde aparece um sol estilizado com diversas imagens do quarteto.

Por fim, veja o videoclipe: