The Beatles: a inspiração da música grega na canção Girl.

A enigmática ‘Girl’. uma canção que John Lennon escreveu como sua busca pela mulher ideal, com inspirações na música grega e Beach Boys.

Por Sandro Abecassis

A canção “Girl” é uma faixa do disco Rubber Soul dos Beatles, lançado em 3 de dezembro de 1965.

A música fala de amor de uma forma complexa e melancólica composta por John Lennon. Contudo, dizem alguns biográfos que “Girl” era uma resposta de Lennon a canção “Michelle” de Paul McCartney, que também está no disco. 

 

Sobre “Girl”, Lennon comentou durante uma entrevista a Rolling Stone em 1980, que ao compor a música imaginou a mulher ideal, e ele diz que encontrou no final das contas, sendo Yoko Ono anos mais tarde.

“Eu sempre tinha esse sonho de que uma mulher específica entrava na minha vida. Eu sabia que não seria alguém que compra os discos dos Beatles. Esperava uma mulher que pudesse me dar o que obtenho intelectualmente de um homem. Queria alguém com quem pudesse ser eu mesmo”. Disse John. 

Parte da letra

She’s the kind of girl you want so much (Ela é o tipo da garota que você quer muito)

It makes you sorry (Que te deixa com pena de si mesmo)

Still you don’t regret a single day (Ainda que você não se arrependa por um único dia)

Na segunda parte e final da canção antes de John explicar, imaginava-se o contraditório, que o beatle falava de uma garota que se achava e ainda o humilhava.

When you say she’s looking good (Quando você diz que ela está legal).

She acts as if it’s understood (Ela age como se já soubesse)

She’s cool oh!oh!oh! (Ela é demais)

Was she told when she was young (Ela disse que quando ela era criança)

That pain would lead to pleasure? (Esta dor iria virar prazer?)

Did she understand it when they said (Ela entendeu isto quando eles disseram)

That a man must break his back (Que um homem pode acabar com seu passado)

To earn his day of leisure? (Para ter seu dia de prazer)

Will she still believe it when he’s dead? (Ela ainda acreditará nisso quando ele estiver morto?)

Na realidade esta segunda e ultima parte Lennon contou na revista Rolling Stone que estava se referindo ao conceito cristão de sofrimento para poder obter algo. “Eu estava… tentando dizer alguma coisa sobre o cristianismo, ao qual eu me opunha na época”. Conforme contou.

Neste período John ainda não tinha dito a famosa frase sobre Jesus, o que aconteceria em março de 1966.

Outras curiosidades de “Girl”.

Uma outra característica de “Girl”, são as respirações e puxadas de ar, por muito tempo se achava que a banda fazia aquilo para ser referir as baforadas de maconha. No entanto, na realidade John queria algo mais intimo na canção e surgiu a ideia da respiração, George Martin teve que colocar um compressor na voz de John para que desse aquele efeito.

Já o “dit, dit, dit” de “Girl” a inspiração veio de uma música dos Beach Boys, onde faziam uma vocalização com “la, la, la”. No entanto, Paul conta que eles queriam usar algo mais picante, e cantam “Tit, Tit, Tit”, (Teta, teta, teta).

“Os Beach Boys tinham uma canção que faziam “la, la, la”, adoramos aquilo e quisemos copiar, mas sem usar a mesma frase. Assim procuramos outra, que foi “dit, dit, dit”, mas de gaiatos mudamos para “Tit, Tit, Tit”, (Teta, teta, teta), coisa que era praticamente indistinguível. E aquilo nos fez rir. `George Martin perguntava, vocês estavam cantando “dit, dit, dit”?` Sim, dit, dit, dit”, parece aquela outra coisa né. Depois a gente entrava no carro e desatava de rir”. Conforme Paul conta na biografia, “Many Years From Now”

 

Influência Grega

Acima de tudo, a música é inspirada na música grega de Mikis Theodorakis, Zorba dance, no filme de Zorba de 1964. Contudo, para George Harrison conseguir o efeito do instrumento de cordas grego bouzouki, teve que colocar um capo no violão bem alto no cabo, para dar o efeito nasal nas cordas. Além disso, Ringo usa bastante o cymbal solto no final trazendo mais uma característica da música grega.

O Capo é dispositivo que segura as cordas em determinadas partes do violão ou guitarra que deixa as cordas mais agudas.

Por fim, confira a versão de Zorba Dance, e compare com”Girl”, sobretudo a partir de 1:05. Então, você sabia desta inspiração?

O dia que Elton John ajudou na reconciliação entre John Lennon e Yoko Ono.