Talking Heads: trailer nacional de “Stop Making Sense” é divulgado.
Filme chega aos cinemas brasileiros em 29 de agosto.
A versão remasterizada em 4K de “Stop Making Sense” pela produtora A24 recebeu um novo trailer nacional. O filme-concerto, que estreia em 29 de agosto, captura uma das fases mais criativas da banda americana Talking Heads. Conhecida por clássicos como por exemplo, “Psycho Killer”, “Burning Down the House” e “Once in a Lifetime”. Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar Jonathan Demme (de “O Silêncio dos Inocentes”), o filme será distribuído pela O2 Play no Brasil e estará disponível em salas selecionadas e IMAX.
Originalmente lançado em 1984, “Stop Making Sense” é aclamado pelos críticos como o melhor filme-concerto já feito. O doc ganhou o prêmio de Melhor Documentário da National Society of Film Critics em 1985. O filme registra o auge dos Talking Heads durante a turnê de divulgação do álbum “Speaking in Tongues”, com shows no Pantages Theater em Hollywood, em dezembro de 1983. A restauração em 4K celebra o 40º aniversário do lançamento original.
Os Talking Heads, formados por David Byrne, Tina Weymouth, Chris Frantz e Jerry Harrison, foram uma banda alternativa de Nova York que se destacou nas décadas de 1970 e 1980. Com uma mistura única de estilos como new wave, punk rock, funk e world music, a banda lançou álbuns clássicos como “Remain in Light” (1980). Conhecidos por suas letras inteligentes e performances ao vivo inovadoras, tendo recebido um Grammy de Contribuição em Vida em 2021 pelo impacto duradouro de sua música, mesmo após a dissolução da banda em 1991.
Restaurado em 4k

“Stop Making Sense”, recentemente restaurado em 4K e dirigido por Jonathan Demme. A produção apresenta os maiores sucessos dos Talking Heads em três noites no Pantages Theater em Hollywood, em dezembro de 1983. Portanto, o filme é amplamente considerado pelos críticos como o melhor filme-concerto já produzido.
A banda acabou oficialemente em 1991. No entanto, o grupo se reuniu em diversas entrevista ao longo deste ano de 2024 para divulgar o filme. Inclusive durante uma delas, o apresentador do programa Late Show, Stephen Colbert, instigou a banda a tocar junto de novo durante a entrevista, dizendo: “temos guitarras, baixos, bateria e teclado aqui. E nós temos que admitir, seria lendário se vocês tocassem uma canção. Seria épico”.
O público aplaudiu, mas a baixista Tina Weymouth falou meio de lado, fora dos microfones, “Você vai continuar esperando”. Inclusive, recentemente David Byrne admitiu que conduziu de forma tirana os últimos anos da banda. Tina revelou em entrevista a Fall Out Magazine, que o caráter de Byrne na época era de um homem “inseguro” e como uma “raposa traiçoeira”:
“O que eu quis dizer é que, na minha experiência, tudo com David é transacional: ele vai te usar até que você não tenha mais utilidade. [Byrne] sempre pareceu muito inseguro em relação a si mesmo e frequentemente tentava culpar outras pessoas se as coisas dessem errado. Chris [Frantz] e eu o amávamos muito, e fizemos o máximo para ignorar esses desastrosos defeitos de caráter. Contudo, parecia óbvio que o Talking Heads não duraria.” Conforme disse na época.
Então, confira o trailer: