“Senhor Ninguém”, um filme que mostra como escolhas impactam a vida

Compartilhe

“Senhor Ninguém” traz Jared Leto como um imortal de 118 anos perdido em suas memórias. 

Por Sandro Abecassis

Você já se perguntou como sua vida teria sido diferente se tivesse tomado outro caminho? Escolher uma namorada, esposa, mudar de cidade ou aceitar uma proposta de emprego pode mudar completamente o rumo da sua vida. É normal ter questionamentos assim, principalmente quando se está ficando mais velho.

O filme cult de ficção científica “Senhor Ninguém” (Mr. Nobody), lançado em 2009, aborda esse tema de maneira intrigante. Com um enredo não linear, o filme narra a história de Nemo Sr. Ninguém, que aos 118 anos é o último mortal do planeta, após a raça humana ter alcançado a imortalidade em 2092.

"Senhor Ninguém", um filme que mostra como escolhas impactam a vida
Divulgação.

Nemo é questionado sobre suas memórias e suas escolhas desde o nascimento, incluindo momentos decisivos como o divórcio dos pais, quando ele teve que escolher com quem ficar, e a escolha entre três garotas como namoradas e esposas a partir da adolescência. As memórias ou interpretações de Nemo sobre essas decisões transportam o telespectador para as realidades dessas escolhas.

Influências

O filme pode ser cansativo no começo, mas tem uma linguagem interessante, lembrando outros filmes como “O Show de Truman” ou “Efeito Borboleta” no quesito de realidades alternativas. Além disso, é possível perceber influências das produções de Stanley Kubrick, bem como teorias científicas como a do buraco de minhoca e das cordas, que abordam universos e múltiplas dimensões.

Veja o Trailer:

“Senhor Ninguém” foi escrito por Jaco Van Dormael e produzido por vários países, como Portugal, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Estados Unidos. A trilha sonora, tem com canções de Buddy Holly, The Chordettes e Pixies, sendo sobretudo, outro destaque do filme.

Se você ainda não assistiu “Senhor Ninguém”, ele está disponível completo no Youtube no vídeo abaixo. Portanto, confira essa obra intrigante, e faça sua própria reflexão sobre como as escolhas impactam a vida.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.