Semana terá sol, frio e pancadas de chuvas em Santa Catarina

Confira como fica o tempo em Santa Catarina para os primeiros dias da semana, segundo a Defesa Civil do Estado.

SEGUNDA-FEIRA (20)

Na segunda-feira (20), um sistema de alta pressão começa a atuar no estado, estabilizando o tempo e trazendo sol com variação de nuvens em todas as regiões. O amanhecer terá temperaturas baixas, entre 2 e 6°C nos pontos mais altos dos planaltos e do Meio-Oeste, entre 9 e 17°C nas áreas costeiras, e entre 7 e 10°C nas demais regiões.

Contudo, tarde, as temperaturas sobem, com máximas de 14 a 17°C na Serra e na Grande Florianópolis Serrana, e de 17 a 22°C no restante do estado. O vento varia de sudoeste a sudeste no interior e sopra de sul no litoral, com rajadas de até 50 km/h da costa do Litoral Sul a Grande Florianópolis. O mar ficará agitado, com ondas de sul/sudeste entre 2,0 e 2,5 metros, além de picos de até 3,0 metros em alto-mar. Portanto, há risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

TERÇA-FEIRA (21)

Na terça-feira (21), o dia começa com sol e variação de nuvens em todo o estado. Devido a instabilidades relacionadas ao início da formação de uma nova frente fria no RS, pode haver pancadas de chuva nas áreas de divisa com o estado vizinho. Principalmente no Grande Oeste, com baixo risco de ocorrências.

Sendo assim, o vento predomina de nordeste/norte, com intensidade fraca a moderada e rajadas moderadas nas áreas costeiras do Litoral Sul à Grande Florianópolis. As temperaturas mínimas variam entre 3 e 10°C na Serra, parte do Meio-Oeste, Grande Florianópolis Serrana, Alto Vale e Litoral Sul, e entre 11 e 19°C nas demais áreas. Dessa forma, as máximas variam entre 22 e 31°C no Grande Oeste e entre 18 e 24°C no restante do estado.

QUARTA-FEIRA (22)

Na quarta-feira (22), a massa de ar seco continua influenciando o tempo em SC, garantindo um dia ensolarado no Grande Oeste e com sol e variação de nuvens no litoral e áreas próximas devido a circulação marítima.

O vento sopra do norte, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 60 km/h no Oeste, Extremo Oeste, Serra e na costa entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. As temperaturas mínimas variam entre 11 e 16°C nos planaltos e entre 17 e 23°C nas demais regiões. As máximas ficam entre 21 e 24°C nos pontos mais altos da Serra; Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana, e entre 25 e 30°C. No entanto, não há riscos de ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Acima de tudo, na quinta-feira (23), o tempo começa a mudar com a aproximação de uma frente fria. A ação provoca pancadas de chuva e temporais isolados, nas áreas de divisa com o RS. Por fim, a tarde, avança para as demais áreas do estado entre a noite de quinta assim como, na sexta-feira (24).