Sean Lennon concorre ao Oscar com animação inspirada em “Happy X-mas”.

Compartilhe

“WAR IS OVER! Inspired by the Music of John & Yoko”, inspirado em música dos pais concorre a melhor curta de animação.

Neste domingo, 10 de março, acontece a 96ª edição do Oscar direto de Los Angeles. A transmissão acontece a partir das 19h00 horário de Brasília pelos canais TNT e Max. 

Nesta edição do Oscar, há a possibilidade de mais um prêmio ser concedido a uma obra de John Lennon. Isso porque os Beatles conquistaram em fevereiro o Grammy de melhor videoclipe com a música “I’m Only Sleeping”, escrita pelo ex-Beatle.

E para Oscar 2024, Sean Lennon, 49, filho de John e Yoko, produziu um curta-metragem de animação baseado na música, “Happy Xmas (War is Over)”, que traz uma mensagem pacifista lançada em 1971. 

A produção é, “WAR IS OVER! Inspired by the Music of John & Yoko”, escrito por Sean Lennon e Dave Mullins. O enredo traz dois soldados que mesmo em lados opostos jogam xadrez e se comunicam através de um pombo correio. 

Sean Lennon concorre ao Oscar com animação inspirada em "Happy X-mas".

LEIA mais: As curiosidades por trás de uma das primeiras fotos de John, Paul e George Juntos.

O projeto começou em 2021, quando, “Happy X-mas”, completou 50 anos, a partir daí Sean saiu em busca para formar a equipe de produção, quando foi apresentado a Dave Mullins, que já havia trabalhado para Pixar, sendo inclusive indicado ao Oscar em 2017 pela animação, “Lou”. 

Sean Lennon concorre ao Oscar com animação inspirada em "Happy X-mas".
Sean Lennon. Reprodução facebook

Perguntado pela Folhapress sobre o que sua mãe, Yoko Ono, 91 anos,  achava da produção, Lennon respondeu. “Talvez ela tivesse dúvidas sobre o que eu estava fazendo, mas não controlou muito. Agora com a indicação ao Oscar, me sinto justificado. Ela gostou do filme, ainda que, honestamente, a animação não é a dela. Ela gosta mais de filmes sérios, filmes dos anos 1960, não entende bem essa coisa de cartum.” Conforme disse.

A criação.

A animação foi criada pela Eletro League e Weta do estúdio de Peter Jackson, que dirigiu o projeto “Get Back” e a produção da última música dos Beatles “Now And Then”. Dentre as técnicas usadas, estão, pinturas, desenho à mão e a chamada “Performance Capture”, quando atores terminam o roteiro e as cenas viram desenhos. 

Cena da animação.

A equipe estava tão concentrada na produção da animação que quase esqueceram de um lugar para colocar a música, que entra no terceiro ato. A trilha sonora criada por Thomas Newman criou um ambiente ideal para a mixagem da canção. 

“No final, encontramos um lugar perfeito, ainda que a música não toque inteira e continue nos créditos. Honestamente nem sabíamos se poderíamos fazer assim. Afinal, originalmente queríamos um videoclipe”. Finalizou Sean Lennon.

Por fim, confira o teaser de “WAR IS OVER”! Inspired by the Music of John & Yoko”