Santa Catarina tem risco alto para chuva e alagamentos nesta terça.

Compartilhe

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (08/06)

Atuação de uma área de baixa pressão entre o RS e SC e o aporte de umidade vinda do oceano mantém o dia com muitas nuvens a nublado, pancadas de chuvas em todo estado.  Não se descarta a chance de temporais bem isolados. Dos Planaltos ao litoral a chuva deve ser mais persistente. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos pontuais.

Dessa forma, as temperaturas ficam amenas ao longo do dia no estado. As máximas variam de 12°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 16°C a 20°C nas demais regiões. Ventos de leste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, no Litoral Sul e Grande Florianópolis. O mar fica agitado, com ondas de sudeste a leste, altura 2,0 m a 2,5 m e chance de ressaca no Litoral Sul a Grd. Florianópolis. Sendo assim, risco moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (09/06)

Aporte de umidade vinda do mar combinada com uma área de baixa pressão próxima ao litoral de SC mantém o dia com muitas nuvens, pancadas de chuvas isoladas. Espera-se os maiores acumulados de chuva entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos pontuais. No amanhecer, mínima de 10°C a 14°C na porção oeste, Planaltos, 15°C a 19°C nas demais regiões.

Contudo, a tarde, máxima de 16°C no Planalto Sul, 17°C a 21°C nas demais áreas. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (50 a 70 km/h) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis. No entanto, risco moderado para ocorrências associadas aos ventos, como queda de galhos, interrupção do fornecimento de energia elétrica, entre outros. O mar segue agitado, com ondas de leste, altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de 3,0 m) e chance de ressaca no Litoral Sul e Grd. Florianópolis. No entanto, risco moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

Por fim, em caso de ocorrências graves acione a Defesa Civil pelo 199, bem como, o corpo de bombeiros através do 193.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat