Saiba como fica o clima para este início de semana em SC.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (05)

Na segunda-feira (05) o calor, umidade e a formação de uma área de baixa pressão no litoral de SC favorecem pancadas de chuva isoladas da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte ainda no início do dia. Mas, no decorrer da manhã, cessam. Entre a tarde e noite as pancadas de chuva retornam ao estado, com chance de temporais isolados em toda SC.

risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Nas áreas afetadas pelos elevados volumes de chuva da última semana o risco é moderado a alto para deslizamentos e alagamentos. Durante o dia as temperaturas sobem rapidamente e as temperaturas máximas chegam aos 26°C no Planalto Sul, variam de 25 a 30°C no Litoral Sul, Grd. Fpolis., Vale do Itajaí, norte de SC e de 29 a 34°C no Grande Oeste. Ventos de nordeste passando para de quadrante sul ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade com rajadas de ventos ocasionais.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (06)

terça-feira (06) inicia com sol e algumas nuvens em SC, mas, a partir da tarde, a combinação do calor, umidade e da área de baixa pressão no litoral do estado ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados em todo estado. Contudo, com risco moderado para ocorrências relacionadas à chuva intensa em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Sendo assim, nas áreas afetadas pelos elevados volumes de chuva da última semana o risco é moderado a alto para deslizamentos e alagamentos.

Amanhecer com temperaturas mínimas de 18 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 19°C no restante de SC. No entanto, a tarde, as máximas chegam aos 27°C no Planalto Sul, de 27 a 32°C no Litoral. Vale do Itajaí, norte do estado, de 29 a 36°C no Grande Oeste. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, de 40 a 60 km/h no litoral e áreas próximas, com risco baixo para ocorrências associadas.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (07)

A quarta-feira (07) será marcada pela presença do sol com poucas nuvens e calor em grande parte de SC. Mas, o calor combinado com a umidade ocasiona pancadas de chuva bem isoladas (chove em uma cidade ou parte dela e na área vizinha não passa de um aumento de nuvens) entre a tarde e noite. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às pancadas de chuva. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 14°C nos pontos mais altos da Serra, Meio Oeste, de 18 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 19°C nas demais regiões.

A tarde, as máximas chegam aos 28°C no Planalto Sul, 31°C no Litoral Sul e variam de 29 a 36°C nas demais áreas. Pontualmente, no Extremo Oeste e Vale do Itajaí, podem superar os 36°C. Ventos de quadrante sul passando para nordeste ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade com rajadas de ventos ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

quinta-feira (08) e sexta-feira (09) ocorre a presença do sol com poucas nuvens e temperaturas altas durante a tarde em SC. Por conta disso, podem ocorrer pancadas de chuva bem isoladas (que podem vir na forma de temporais) entre a tarde e noite. As temperaturas máximas devem superar os 30°C em SC, podendo alcançar valores de 36 a 38°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (05/12)

Segunda-feira (05) com ventos de nordeste, sobretudo, passando para de quadrante sul ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade com rajadas de ventos ocasionais.

Por fim, as Ondas vem com direção nordeste e altura de 1,5 m (com picos de até 2,0 m) em todo litoral catarinense.

Fonte: defesa civil.