“Rock And Roll”, o clássico do Led Zeppelin que nasceu em momento de raiva

Compartilhe

“Rock And Roll”, nasceu quando a banda gravava o álbum Led Zeppelin IV em 1971.

Os críticos sempre foram chatos em prever coisas, achar isso e aquilo, como por exemplo, Nik Coen, jornalista do New York Times que logo depois do lançamento do disco Abbey Road dos Beatles, em 26 de setembro de 1969, escreveu que o álbum era um desastre. 

E os anos 70 começaram e as coisas não mudaram muito, o Led Zeppelin também foi alvo de críticos. Estes especialistas diziam que Robert Plant, John Paul Jones, Jimmy Page e John Bonham não faziam rock and roll.

A crítica era direcionada principalmente ao álbum, “Led Zeppelin III”, alegando ser o disco mais voltado para o folk, ok, a pegada é até essa, mas e os outros dois álbuns anteriores? Além do mais, o “três” abre como nada mais nada menos que “Immigrant Song”. 

Led Zeppelin: "CODA", um álbum de sobras de estúdios após a morte de John Bonham "Rock And Roll", o clássico do Led Zeppelin que nasceu em momento de raiva
Led Zeppelin. Getty Images

Saiba o motivo do Led Zeppelin ter sido impedido de tocar em Singapura

Sendo assim, Robert Plant decidiu dar o troco em forma de álbum, é quando surge a música, “Rock And Roll”, no meio das gravações do álbum Led Zeppelin IV, com uma estrutura básica e clássica de rock. Ele disse a revista “Creem”, em 1988:

“Eu finalmente estava em uma banda de muito sucesso e sentimos que era hora de realmente arrasar. porque não tínhamos tempo para isso – só queríamos deixar tudo fluir. Era uma coisa muito animal, uma coisa infernalmente poderosa, o que estávamos fazendo.” Conforme declarou.

Rock and Roll nasceu na raiva

A música surgiu quando a banda trabalhava em “Four Sticks”, na mansão em Hadley Grange, Hampshire, na Inglaterra. Bonham não conseguia fazer a batida da bateria, e em um acesso de raiva começou a tocar muito forte a introdução da música, “Keep a Knockin”, de Little Richards. 

Na sequência, Page entrou com a guitarra com os 12 compassos e a música estava pronta em 30 minutos.

A princípio a faixa iria se chamar, “It ‘s been a long time”, no entanto mudou para o nome, “Rock And Roll”. Acima de tudo, a letra é simples e direta e fala de sexo. Como por exemplo, a frase, “Já se passou muito tempo desde o livro do amor”, é uma referência ao hit de 1958 dos Monotones, ” Book Of Love “, que também está em ” American Pie “.

o Led Zeppelin, gravou “Rock And Roll” no estúdio móvel dos Rolling Stones, estacionado na mansão em Hampshire. Ian Stewart, que coordenava o estúdio móvel tocou um piano boogie-woogie na canção. 

Curiosidades sobre “Rock And Roll”.

“Rock And Roll” é a única música do Led Zeppelin creditada para os quatro membros da banda. Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones tocaram a música no Live Aid em 1985, com Phil Collins na bateria, a apresentação foi considerada um desastre por todos eles. 

Por fim, a canção fez parte da trilha sonora da Cadillac em uma campanha publicitária em 2002. Coincidência ou não, as vendas aumentaram em 16%.

“Rock And Roll” está no álbum Led Zeppelin IV, lançado em 21 de fevereiro de 1972.