“PULSE”, o álbum marcado como turnê de despedida do Pink Floyd

Em 1995, o Pink Floyd lançava o CD duplo, “PULSE”, gravado ao vivo durante a turnê do álbum “The Division Bell” em shows na Europa e Estados Unidos no ano de 1994. 

“PULSE”, representaria o registro verdadeiro da última turnê da banda. Afinal não contam as reuniões esporádicas entre David Gilmour, Richard Wright, Nick Mason e Roger Waters. Contudo, em “PULSE”, Waters já não mais fazia parte do grupo. 

O álbum saiu tanto em CD, como também em um DVD com uma capa como se fosse um monólito. O CD tinha equipamento de luzes vermelhas à pilha que ficavam piscando quando acionado. 

 

Um aspecto importante do álbum, é que nele estão todas as faixas do álbum, “The Dark Side Of The Moon”, lançado em 1973. E obviamente, os clássicos, “Another Brick The Wall”, “Wish You Were Here”, “Comfortably Number”, “High Hopes”, “Shine On You Crazy Diamonds” e tantas outras. 

Ao todo foram cerca de 14 shows em Londres, entre 13 e 29 de outubro de 1994. O álbum ficou dividido em dois sets, o primeiro com música do “The Division Bell”, “The Wall”, “A Momentary Lapse Of Reason” e “Wish You Were Here”.Já no segundo set é praticamente todo dedicado ao “The Dark Side Of The Moon”, e somente com três músicas de outros álbuns, como por exemplo, “Wish You Were Here”, ““Comfortably Number” e “Run Like Hell”.

“Enigma Publius” no telão.

Um aspecto  do espetáculo foram as impressionantes cenografias de palco, que incluíam explosões e telões modernos para a época. Um elemento intrigante era a referência ao célebre “Enigma Publius”, um quebra-cabeça concebido para os fãs da banda desvendarem por meio de uma espécie de fórum online. Vale ressaltar que, naquela época, o acesso à rede mundial era bastante restrito, conferindo um contexto único a essa experiência interativa, que até hoje ainda está ativo.

“PULSE”, contou com a participação de diversos músicos, como por exemplo, Guy Pratt (Baixo), um segundo baterista chamado Gary Wallis, um coro de vozes composto por Claudia Fontaine, Durga McBroom e Sam Brown. Além de Tim Renwick, (Guitarra), Dick Parry (saxofone), Jon Carin (teclados). E principalmente, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason. 

Por fim, o lançamento de “PULSE” aconteceu em 29 de maio de 1995. No Brasil, o álbum alcançou certificação de diamante com mais de 150 mil cópias vendidas. Em 2021 o Pink Floyd disponibilizou a apresentação ao vivo no formato Blu-ray.