Projeto cultural leva oficinas de escrita e teatro gratuita para crianças e adolescentes

A oficina “Escrita Teatral Criativa”  passará pelas cidades de  Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Tijucas, Capivari de Baixo, Tubarão, Criciúma, Camboriú e Itapema

A criatividade precisa ser estimulada das mais diversas formas, em especial na infância e adolescência. Sabendo disso, a atriz e arte-educadora Júlia Fernandes Lacerda desenvolveu a oficina “Escrita Teatral CriAtiva – Práticas de experimentação artística e fruição da escrita pessoal” buscando atingir crianças e jovens, dos 06 aos 14 anos, com o intuito de inspirar novos escritores, dramaturgos e artistas, compartilhando e criando textos inéditos a partir de jogos e técnicas teatrais, valorizando a produção local, estimulando à leitura e à escrita.

“Já realizei a oficina em 2022 com alunos do SESC de São João Batista e percebemos a importância de capilarizar a ação e contemplar um público ainda maior”. conforme destaca Júlia.

Julia Fernandes

A oficina é parte da sua pesquisa de doutorado em teatro na UDESC, sendo ministrada pela primeira vez em julho de 2022 com crianças da Escola SESC do município citado, e teve uma repercussão bastante positiva. A professora regente da turma, Sandra Rozélia, realizou a oficina junto com seus alunos, e relatou:

“As atividades em particular foram muito legais, uma maneira diferente de trabalhar com o corpo, com o sentimento, com os gestos, transformando isso em escrita, então é uma ação potencializadora da escrita através do corpo, das sensações, de todos os sentidos”. 

Saiba como estão os locais das famosas capas de discos de rock

As oficinas acontecerão em escolas municipais e estaduais. Como por exemplo, em Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Tijucas, Capivari de Baixo, Tubarão, Criciúma, Camboriú e Itapema.

E-book gratuito.

Ao final do projeto,  está previsto o lançamento de um ebook gratuito com os materiais dramatúrgicos e processos realizados nas oficinas, materializando o percurso e oportunizando aos participantes e ao público em geral o contato com os materiais construídos nas oficinas ministradas durante o projeto.

A oficina “Escrita Teatral CriAtiva – Práticas de experimentação artística e fruição da escrita pessoal”  é realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2022.  

Então, confira as datas

13 e 14 de abril – Florianópolis | Já realizada

17 e 18 de abril – Itapema ​​| ​​Já realizada

19 e 20 de abril – Camboriú|Já realizada​

27 e 28 de abril – São José

11 e 12 de maio – Tijucas

18 e 19 de maio – Palhoça

22 e 23 de maio – Capivari de Baixo

23 e 24 de maio – Tubarão

25 e 26 de maio – Criciúma

01 e 02 de junho – Biguaçu

Por fim, confira a ficha técnica:

Facilitadora e idealizadora do projeto ETC. : Júlia Fernandes Lacerda

Arte Gráfica: Igor de March

Produção: Túlio Fernandes e Beatriz Sell