Projeto Circuito Cultural terá nova circulação por quatro cidades catarinenses

Com atrações culturais gratuitas, o centro de cultura móvel passará pelas cidades de Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos e Celso Ramos entre os dias 13 e 22 de junho. 

Quatro cidades do meio-oeste catarinense estão no roteiro de mais uma temporada do projeto “Circuito Cultural”, realizado pelo Instituto Maratona Cultural e que visa levar cultura e diversão até o público que, em sua maioria, têm pouco acesso à bens culturais.

O Circuito leva uma experiência única, com um espaço criado em um contêiner de 36m2  e equipado com sala para cinema e biblioteca e que, além disso, oferece oficinas e apresentações artísticas de forma gratuita.

Para esta temporada, o projeto terá duas contações de histórias, uma peça de teatro e uma oficina, inédita na programação do Circuito Cultural, e que serão apresentados nas cidades de Celso Ramos, 13 e 14 de junho; Campos Novos, 15, 16 e 17 de junho; Abdon Batista, 19 e 20 de junho; e Anita Garibaldi, 21 e 22 de junho.

De acordo com com Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural, a nova temporada do projeto foi pensada em contribuir para o pleno desenvolvimento dos moradores, com conteúdos lúdicos e educativos. “A programação desta temporada chega com atrações inéditas e a certeza de que irá agradar o público de cada uma das cidades contempladas”, conforme destaca. 

“A Bruxa do cabelo branco”

A contação “A Bruxa do cabelo branco” conta de forma lúdica  a história de uma Bruxa que vivia sozinha em uma montanha e resolve realizar uma festa entre todas as bruxas. Já a contação de histórias com a atriz Paula Bittencourt aborda temas como meio ambiente, generosidade, empatia, felicidade por meio da magia do teatro de sombras.

O Palhaço Billy garantirá boas risadas com o espetáculo “Palhaço Billy em: o presente”, em um espetáculo que destaca um dia especial na vida do palhaço e que o transporta para experiências únicas com os seus convidados. 

Para esta nova edição do projeto Circuito Cultural, uma novidade: nas cidades de Celso Ramos e Anita Garibaldi será realizada uma oficina com o arte educador Claudio Toscan, do projeto Museus Virtuais, e que compartilhará caminhos para a utilização das plataformas digitais, como o Google Arts and Culture, nas aulas de artes, trabalhando a interdisciplinaridade. As oficinas ocorrem nos dias 14 e 20 de junho, respectivamente nas cidades contempladas, das 19h às 21h. Para participar é necessário inscrever-se pelo telefone  (48) 9.9971-0033.

Além da programação de teatro e contação de história, o contêiner do Circuito Cultural oferece uma biblioteca com mais de 200 livros, jogos de tabuleiro e espaço de cinema.  O Circuito Cultural é uma realização do Instituto Maratona Cultural e conta com o patrocínio da Enercan, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Então, confira a programação completa 

Cidade: Celso Ramos

Data: 13 de junho (terça-feira)

Data: 14 de junho (quarta-feira)

Cidade: Campos Novos

Data: 15 de junho (quinta-feira)

Data: 16 de junho (sexta-feira)

Data: 17 de junho (sábado)

Cidade: Abdon Batista

Data: 19 de junho (segunda-feira)

Data: 20 de junho (terça-feira)

Cidade: Anita Garibaldi

Data: 21 de junho (quarta-feira)

Data: 22 de junho (quinta-feira)