Pode nevar novamente no morro da Cambirela esta semana.

Compartilhe

Uma forte massa polar chega em Santa Catarina até sexta-feira, trazendo uma potencial chance de neve para altitudes acima de 700 metros. A informação é do Epagri/Ciram com alerta para cidades da Serra, Planalto Norte, Oeste e Meio-Oeste.

Cidades como São Joaquim, Urubici e Urupema, Água Doce, Ponte Serrada e Campo Erê passam dos mil metros de altitude e em tese já estão habituadas com a neve em sua paisagem. Contudo, para a formação do fenômeno não basta somente altitude, requer uma combinação da temperatura abaixo de zero, para que o vapor d’água se condense e forme cristais de gelo. E será este o cenário dos lugares mais altos do estado, temperaturas baixas e ventos congelantes.

Diante deste fato, muitos estão cogitando ver novamente neve no Morro da Cambirela, na Palhoça, como ocorreu em 2013, tendo em vista que a altitude do local favorece nevar. “Possível é, não é descartado porque o Morro do Cambirela tem mais de 1 mil metros. Então é uma possibilidade, mas seria excepcional”. Ressaltou o meteorologista Marcelo Martins.

Portanto, a partir de quinta-feira, a grande Florianópolis volta os olhos para o Morro da Cambirela. Resta esperar, e torcer para ver a paisagem branquinha, bonita e fria, caracterizada pela neve. 

Vale ressaltar que a baixa da temperatura também deixa o clima em torno de 15º C graus na capital catarinense até o fim de semana.

 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat