Os mais de 20 benefícios do gengibre para saúde.

Compartilhe

Há séculos o Gengibre e seus benefícios são conhecidos dos povos de várias regiões e épocas. Tanto que na idade média já era cultivado nos jardins por curandeiros.

Dentre os benefícios mais conhecidos estão o alivio de náuseas e tonturas, artrite, dores musculares, alergias, redução de gases e ajudando no sono.
Com a chegada da pandemia do coronavírus, o chá do gengibre tem sido muito procurado, pois ajuda na imunidade e melhora dores de garganta, sintomas de gripe, circulação sanguínea, cólicas menstruais, bem como, combate a asma. 

Receitas do uso do gengibre

Para evitar o enjoo causado pelo movimento, tontura e náuseas; para reduzir a flatulência e aliviar dor crônica ou da artrite reumatoide: Tome gengibre até três vezes ao dia ou a cada quatro horas, conforme a necessidade.

A dose habitual é de 100 a 200 mg do extrato padronizado na forma de comprimidos; 1 a 2 g de pó fresco ou uma fatia (1,25 cm) de raiz fresca de gengibre.

Outra apresentação é o chá de gengibre (em saquinhos ou 1/2 colher de chá de raiz de gengibre ralada por xícara de água bem quente), que pode ser tomado várias vezes ao dia para fins semelhantes e para artrite e analgesia.

Se for viajar, use cristais de gengibre: Cada cristal contém cerca de 500 mg de gengibre.

Para dores musculares: Friccionar várias gotas de óleo de gengibre, misturado com 15 ml de óleo de amêndoas ou outro óleo neutro, nas áreas doloridas.

Para alívio de alergia: Beba até 4 xícaras de chá de gengibre por dia para aliviar os sintomas

As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do gengibre ajudam a aliviar as dores musculares (mialgia) e a dor crônica associada a artrite e a outros problemas de saúde. De acordo com um estudo com mulheres que sofrem de artrite reumatoide, o consumo de apenas 5 g de gengibre fresco ou de cápsulas contendo até 1 g de gengibre em pó reduziu não somente a dor como também as inflamações articulares. Por isso, suas propriedades anti-inflamatórias sugerem que pode aliviar a constrição brônquica decorrente de resfriado ou alergia.

Além disso tem propriedades termogênicas, isto é, acelera o metabolismo, fazendo com que você queime mais calorias e contribuindo para a perda de peso.

WhatsApp chat