Oficina de percussão promove vivência com ritmos afro-brasileiros em São Francisco do Sul

Compartilhe

Projeto do músico e educador musical Luciano Candemil exalta a riqueza rítmica da diáspora africana e proporciona gratuitamente uma imersão pelos diversos elementos percussivos presentes nestes ritmos

Pilar inconteste da rica cultura musical brasileira, os diversos ritmos de origem africana são objeto de estudo permanente do músico e educador musical Luciano Candemil. Sendo assim, estes ritmos, embora muitas vezes invisibilizados, também estão presentes em Santa Catarina.

É a partir dessa perspectiva que o artista traz a São Francisco do Sul, no próximo dia 14 de abril (sexta-feira), o projeto Percussão Catarina: oficina de ritmos afro-brasileiros. A vivência fica dividida em três módulos, dos quais os dois primeiros ocorrem no campus do Instituto Federal Catarinense e o terceiro, no Babitonga Hostel.

São seis horas de atividades para que Candemil possa apresentar um panorama prático e teórico de ritmos como o alujá, barravento, cabila, congo, ijexá, samba-reggae e diversos tipos de samba.  O trabalho dialoga com as várias heranças rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, e que também integram o cenário cultural catarinense. Para a realização das atividades, o ministrante conta ainda com a assistência dos percussionistas Cleyton Medeiros e William Camargo. 

 

Oficina de percussão promove vivência com ritmos afro-brasileiros em São Francisco do Sul. Foto: Mariana Castro

Sobre o Projeto

“O projeto tem sido muito bem-recebido, sempre lotando todas as vagas e também é muito importante porque estamos chegando em localidades e comunidades onde geralmente não chega a cultura, não fazem parte do roteiro cultural. E as pessoas que têm participado tem interesses bem variados e níveis de conhecimento diversos, o que é bem interessante”, conforme comenta Luciano.

No entanto, não é necessário ter conhecimento prévio dos ritmos e nem dos instrumentos de percussão. Portanto, qualquer pessoa com idade a partir dos 12 anos pode participar. Os interessados devem solicitar sua vaga entrando em contato com Marcelo Santos (Mestre Bolha), através do telefone/WhatsApp (47) 99736-0134.

Sobre Luciano Candemil

Luciano Candemil é compositor reconhecido com diversos prêmios, discos gravados, composições interpretadas por outros artistas e também tem um trabalho de extrema relevância na área acadêmica. Formado em Bacharelado e Licenciatura em Música pela Univali, tem Especialização em Educação Musical pela mesma universidade. Além de Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O projeto Percussão Catarina

A proposta de Luciano Candemil com o projeto oferece uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente tocam no território catarinense em vivências artísticas realizadas em quatro regiões do estado. Além de São Francisco do Sul, as oficinas já aconteceram no Sul do estado, Vale do Itajaí e ainda passarão pela Grande Florianópolis.

Este é um projeto cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal Catarinense campus São Francisco do Sul e do Babitonga Hostel.

Então, agende:

O Quê: Percussão Catarina: oficina de ritmos afro-brasileiros, com o músico e professor Luciano Candemil;

Onde: Módulos 1 e 2: Instituto Federal Catarinense (IFC) campus São Francisco do Sul. Rodovia Duque de Caxias, 6750. Iperoba; Módulo 3: Babitonga Hostel – Rua Rio de Janeiro, 110 – Praia da Enseada.

Quando: 14 de abril de 2023 (sexta-feira), das 13h30 às 21h;

Quanto: a participação é inteiramente gratuita – Por fim, são 30 vagas disponíveis.