O som e estilo: guitarras, baixos e baterias eternizadas no rock

Compartilhe

Guitarras, baixos e bateria, sem eles o rock não existiria

O rock and roll sempre foi um gênero musical que valorizou a qualidade sonora e a expressividade dos instrumentos. Guitarras, baixos e baterias são elementos fundamentais na construção do som e da personalidade de uma banda de rock.

As marcas de guitarras mais famosas entre os roqueiros são a Fender e a Gibson. A Fender é conhecida por produzir modelos icônicos como a Stratocaster e a Telecaster, que foram usadas por lendas como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Jeff Beck e lá no começo, nos anos 50 por Buddy Holly.

O som e estilo: guitarras, baixos e baterias eternizadas no rock
Jimi Hendrix, Jeff Beck e Eric Clapton

Já a Gibson é famosa pelos modelos Les Paul e SG, tocadas por artistas como, Slash e Angus Young e Jimmy Page, principalmente com o modelo de braço duplo

O som e estilo: guitarras, baixos e baterias eternizadas no rock
Jimy Page, Angus Young e Slash

Inclusive a Gibson é responsável pelo modelo Fly, muito utilizado por James Hetfield do Metallica usada por ele desde o começo da carreira

O som e estilo: guitarras, baixos e baterias eternizadas no rock
James Hetfield.

Além dessas marcas, outras guitarras que fazem sucesso entre os roqueiros incluem a PRS, a Ibanez, e a ESP. Uma pratica muito comum entre as marcas, é quando o artista fica famoso a empresa fecha um contrato e personaliza o instrumento com assinatura do artista, valorizando não só o gosto do famoso, como também o valor do produto no mercado.

De James Hetfield a Nick Mason, conheça os carrões de roqueiros famosos.

Nas quatro cordas

Quanto aos baixos, a marca mais conhecida é a Fender, com o modelo Precision Bass sendo um dos mais icônicos e utilizados pelos baixistas de rock e também de jazz, como John Entwistle (The Who), e Sting (The Police) e baixista do Iron Maiden, Steve Harris.

John Entwistle, Steve Harris e Sting

Outra marca de destaque é a Rickenbacker, marca registrada de Geddy Lee (Rush), Lemmy (Motorhead) e Humberto Gessinger

Lemmy, Humberto e Geddy Lee.

Paul McCartney (The Beatles), usou dois baixos, o famoso Hofner estilo violino, e o Rickenbacker 4001s em alguns álbuns dos Beatles e na sua carreira solo.

Paul McCartney com o Hofner e Rickenbacker

No que diz respeito às baterias, marcas que se destacam são a DW Drums, que oferece kits de alta qualidade com uma sonoridade poderosa. Outras marcas populares entre os bateristas de rock incluem a Ludwig, a Pearl e a Tama. Aliás, falado em bateria, o kit da marca Slingerland usado por Neil Peart, do Rush em 1974 foi leiloado em 2020 por US$ 500 mil dólares. A bateria, tinha dois bumbos e revestimento metalizado,

Por fim, mas, mais do que a marca do instrumento, o que realmente importa é a habilidade do músico em extrair o melhor som possível.

Jimi Hendrix, Eddie Van Halen e Kurt Cobain usaram guitarras de diversas marcas ao longo de suas carreiras. Portanto, o que realmente faz a diferença é a conexão entre o músico e seu instrumento, independentemente da marca escolhida.