O que aconteceu com Rita Marley depois da morte de Bob Marley?

Compartilhe

A esposa de Marley é interpretada no filme por Lashana Lynch.

O filme, “Bob Marley: one love”, estreou na semana passada trazendo a cinebiografia do maior astro do reggae mundial, interpretado por Kingsley Ben-Adir e ainda com Lashana Lynch, vivendo o papel de Rita Marley 

Em uma das cenas mais impactantes, a esposa de Marley foi ferida por tiro na cabeça, quando a família sofreu um atentado em 1976. Inclusive, o próprio cantor também levou um tiro, que acabou se alojando no ombro. 

O filme termina com Bob e Rita recebendo o diagnóstico de câncer, que levaria o cantor à morte em 11 de maio de 1981. Mas, isso não é spoiler, afinal, é uma história que não pode mudar o fim. 

Ben e Lashana Lynch no filme. Divulgação.

Sendo assim, após a morte de Marley, Rita comprou o estúdio de gravação, Federal Records. O lugar se transformou no Tuff Gong Studios, que acabou se tornando um dos maiores de gravação e masterização da Jamaica. Além de ser um escritório de prensagem e reservas para músicos. 

Rita ainda gravou vários álbuns, a partir de 1981. Como por exemplo, Harambe (Working Together for Freedom – Shanachie, 1988). E em 2003, Sings Bob Marley…and Friends.

Trabalho social.

Rita Marley. Getty Images

No ano de 1986, a esposa de Bob Marley transformou a casa do cantor em um museu e se tornou presidente da Fundação Robert Marley e da Bob Marley Trust. As instituições auxiliam os jovens jamaicanos através da educação, cultura e esporte. 

Rita ainda criou no ano 2000 a Fundação Rita Marley, com objetivo de prevenir a pobreza e a fome no mundo, principalmente no continente Africano. 

Por conta de seu trabalho em prol dos menos necessitados, Rita Marley já recebeu duas honrarias do governo jamaicano, a Ordem de Distinção da Jamaica e a Ordem da Jamaica. 

Contudo, em 2016, Rita Marley sofreu um acidente vascular cerebral e praticamente saiu da vida pública. Hoje ela está com 77 anos.