O dia que um jovem de 17 anos quase invadiu o avião dos Beatles.

Em 1964, Os Beatles levaram a Beatlemania para o continente norte-americano, com diversos shows nos Estados Unidos e Canadá. 

Durante este período aconteciam fatos inusitados, camareiras vendendo pedaços de lençóis em que a banda dormiu, adolescentes tentando invadir hotéis, gritaria em estádios e nas ruas por onde passavam, mas um fato inusitado chamou atenção naquele ano. A quase invasão do avião da banda por um garoto de 17 anos. 

A história é a seguinte, em 18 de agosto a banda fez uma escala em Winnipeg, no Canadá para reabastecimento. Contudo, alguém do aeroporto vazou a informação e de uma hora para outra centenas de adolescentes ficaram à espera para ver a banda. 

Quando o avião pousou, a banda percebeu a multidão e decidiu sair da aeronave para saudar os fãs. Enquanto isso, a polícia tentava controlar os adolescentes mais afoitos. 

A banda voltou para o avião, e de repente um jovem de 17 anos, chamado Bruce Decker, conseguiu furar o bloqueio, e de bermuda e camiseta, descalço, driblou os policiais, subiu a escada do avião e quase chegou na porta, sendo detido por policiais. 

Bruce acabou sendo levado a força carregado, mas o sorriso no rosto do adolescente, se traduziu em felicidade. O rapaz contou que estavam na praia quando ouviram que o avião dos Beatles iria abastecer em Winnipeg, e então decidiram ir para o aeroporto.

“Não conseguimos ver nada da plataforma de observação, então descemos furtivamente até a rampa. Pensamento rápido, só foi isso, achei que conseguiria subir aqueles degraus e mal pensei nisso e fui embora. A multidão rugiu quando me viu partir. Subi as escadas antes que a polícia me agarrasse”. Conforme contou.

Bruce disse depois que viu os Beatles rindo ao verem que ele estava sendo detido. O rapaz de 17 anos virou celebridade instantânea na cidade, virando capa de jornal. 

Quem era Bruce Decker

Bruce Decker estudava no Silver Heights Collegiate e fazia parte do grupo de rock Deverons, uma das primeiras bandas do compositor, pianista e cantor canadense Burton Cummings. O grupo fez um relativo sucesso local, mas no período de 1965, Burton entrou para o grupo The Guess Who, emplacando diversos hits nos Estados Unidos e Canadá até 1975. 

Burton Cummings chegou a tocar piano com Ringo Starr na All Starr Band no ano de 1992. Os Deverons se reuniram rapidamente em 1979. Inclusive, fizeram uma foto juntos, que Burton relembra ser o último encontro com Bruce Decker. Afinal, em 1986, Bruce tentava pegar carona em uma estrada quando foi atropelado e morreu.