Minerin Café, um empreendimento de Santa Catarina construído com amor.

Compartilhe

Minerin Café, uma loja que leva a experiência e o sabor da essência do café para seus clientes.

Fotos: Sandro Abecassis

Caminhamos pelo centro antigo de São José em Santa Catarina, admirando a beleza histórica dos casarões, da Igreja Matriz, do monumento em homenagem a chegada das famílias Açorianas ao estado de Santa Catarina, além da romântica e paradisíaca vista do trapiche que se estende pela baía. Contudo, um cheiro fabuloso nos chamou atenção, o do café, e não é qualquer café.

Entramos timidamente no estabelecimento, localizado na praça Arnoldo de Souza, em São José, Santa Catarina, em uma pequena e aconchegante loja que também traz a essência da história do lugar. Quem nos recepciona alegremente, é o Marcos, proprietário, junto com a esposa Cláudia, do Minerin Café. Sorridente, feliz, ele tem uma luz que deixa o ambiente cada vez mais convidativo. Nos encantou.

A partir daí, apresentou para gente não só a histórico da loja, como todo o processo de produção do café que começa desde os grãos cultivados no sul de Minas gerais, até a torrefação do produto no estabelecimento, levando ao cliente a experiência de provar uma variedade de gostos e sabores com grãos acima dos 80 pontos sensoriais. 

Marcos nos conta que um dos objetivos da loja é levar o consumidor a escolher o seu café. Nós provamos um com gotas de chocolate, junto com o bolinho de laranja. O preparo é feito no estabelecimento, tendo particularidades, como a quantidade e tempo de água colocada no coador até que esteja, por fim, pronto para degustação.

Sem dúvida, delicioso, e acima de tudo, sem a necessidade de açúcar, o café na sua essência de sabores. 

A história.

A história do Minerin Café começa com os pais de Marcos, que trabalhavam na lavoura de em Minas Gerais, sendo que o pai já é falecido mas a mãe continua ainda em Minas. A ideia do negócio surgiu no período da pandemia, onde para superar a crise resolveram montar o empreendimento em São José.

“Diante de um carinho com os amigos, fomos buscar o nosso café lá em Minas, e avisamos que íamos e então trouxemos 35 kg para os amigos, foi aí que surgiu e fomos empreender com o café”. Conta Cláudia proprietária do empreendimento junto com o esposo Marcos, em uma união fortalecida hoje pelo empreendedorismo e de um relacionamento que já dura mais de 25 anos. 

Para o cliente habitual que conhece o cafezinho tradicional mas deseja provar outros sabores é o lugar ideal, sendo uma loja de café especiais, mas que conta o espaço para degustação “O cliente vai ter a experiência de um café, ou de levar o grão dele pra casa, ou moído na hora que eu faço”. Conforme ressalta Marcos. 

E ainda lembra, “eu tenho cliente que chega perguntando pela pontuação, outro pela variedade, ou aquele cliente que deseja sair do café tradicional por conta de uma queimação, gastrite, refluxo, e que realmente não é o café, é a mistura do milho, soja, cevada e de uma impureza que traz este desconforto”. 

Café é saúde.

Marcos nos conta que tem clientes que fizeram tratamento contra o câncer e que hoje não conseguem mais tomar o café do mercado tradicional, passando a usar os especiais. “Além de ser mais suave, dispensa o uso do açúcar que é um outro mal, e a gente explica essa diferença, que o café não precisa ser mascarado com açúcar para ele ficar gostoso”. Finaliza. 

O Minerin Café, ainda possui produtos, como por exemplo, coadores, xícaras, potes, doce de leite, e licor de café, e o mais importante de tudo, a simpatia, luz e amor que o casal Marcos e Cláudia tocam seu negócio, trazendo ainda, o lindo sotaque mineiro.