Maior galeria de arte a céu aberto de Santa Catarina abre vagas para visitação

Compartilhe

Rolê da Mariquinha, projeto do Cidades Invisíveis com apoio do Street Art Tour, apresenta história da comunidade e mais de 100 obras de arte de artistas do mundo inteiro

O projeto da maior galeria de arte a céu aberto de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil, a Galeria de Arte – Morro da Mariquinha, está com vagas abertas para mais um “Rolê da Mariquinha” no dia 24 de setembro. O passeio, que dura pouco mais de duas horas, é guiado pelo líder comunitário Alex Corrêa que leva os visitantes a conhecerem as obras feitas por artistas brasileiros e estrangeiros, que estão estampadas em casas, muros e paredões do bairro, assim como a cultura local. Durante o Rolê na comunidade, os visitantes percorrem cerca de dois quilômetros tendo acesso às pinturas feitas por mais de 100 artistas profissionais e iniciantes, ao longo de dois anos. No entanto, para participar, é necessário entrar  contato  pelo e-mail role@cidadesinvisiveis.com.br.

Com vista privilegiada do centro da Capital e parte da Baía Norte, em Florianópolis, o Morro da Mariquinha carrega consigo a história da cidade em seus mais de 200 anos de existência. A iniciativa de transformar o bairro em uma grande galeria de arte surgiu em 2020, pelo Cidades Invisíveis, que buscou desenvolver  uma ação que chamasse a atenção do poder público e da sociedade em geral para aquela realidade de exclusão, revelando as desigualdades, mas também as  muitas qualidades daquela comunidade.

Projeto Galeria de Arte – Morro da Mariquinha

A terceira etapa do projeto ocorre nos dias 23, 24 e 25 de setembro, realizado pelo Cidades Invisíveis em conjunto com o artista Rodrigo Rizo e Street Art Tour, movimento de valorização, produção e difusão de arte urbana em Florianópolis. Mais de 20 artistas vão imprimir suas obras nos muros da comunidade, contribuindo para reforçar a Mariquinha como a maior galeria de arte a céu aberto de Santa Catarina, além de colocá-la entre as quatro principais do Brasil. Sendo assim, o objetivo é dar visibilidade e tornar o local uma referência turística de Florianópolis. E acima de tudo, promover assim a movimentação da economia local e sobretudo, gerar oportunidades de negócios para os moradores.

Para participar, é necessário entrar  contato pelo e-mail role@cidadesinvisiveis.com.br. O evento conta com 20 vagas disponíveis, o ponto de encontro para o passeio é em frente à padaria Santíssima Gula, na Avenida Mauro Ramos, 40. Contudo, os idealizadores pedem que os participantes levem dinheiro em espécie para apoiar o comércio local.

Essa é a 2ª edição do projeto, que teve sua primeira edição em 2020, e ainda conta com mais uma etapa até o fim do ano. Ao todo serão realizadas 80 novas artes, aumentando o número de obras e artistas da Galeria, com ações paralelas de impacto e inclusão social. Ao final do projeto, em 2023, será apresentado aos moradores, um documentário sobre as ações realizadas. O projeto tem aprovação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis na Fundação Municipal de Cultura Franklin Cascaes, permitindo a captação de recursos com empresas privadas de Florianópolis.

Então, agende:

O quê: Rolê da Mariquinha – Galeria de Arte

Quando: 24 de setembro, às 10h

Onde: Ponto de encontro em frente à padaria Santíssima Gula – Av. Mauro Ramos, 40 – Centro, Florianópolis – SC, 88020-301

Quanto: Gratuito

Portanto faça as Inscrições pelo e-mail: role@cidadesinvisiveis.com.br

Por fim, para mais informações: Instagram @cidadesinvisiveisoficial

WhatsApp chat