Livro “Alto Vale do Itajaí – o Vale dos Papagaios” será lançado na Fundação BADESC

Lançamento do livro de Guilherme Carlini Piazera, acontece no dia 20 de junho na Fundação Cultural BADESC com entrada gratuita.

A publicação “Alto Vale do Itajaí – o Vale dos Papagaios” será lançada na quinta-feira, 20 de junho, às 19h, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. O livro, de autoria de Guilherme Carlini Piazera, destaca a trajetória do imigrante alemão Francisco Frankenberger na região, especialmente na cidade de Laurentino. A obra também ressalta a influência dos povos indígenas, como os kaingangs e os xoklengs.

Capa Livro – Alto Vale do Itajaí

Segundo Piazera, o livro tem como base no diário escrito por Frankenberger entre 1890 e 1900, onde descreve sua vida descontraída na nova colônia. O artista destaca que a publicação busca ilustrar sobretudo as belezas do rio Itajaí-Açú e seus afluentes, utilizando fotografias da bióloga Taciane Lippel.

“Além de morar próximo ao rio onde era visitado frequentemente pelos barulhentos papagaios, Frankenberger decidiu escrever um diário entre os anos 1890 e 1900, revelando a sua vida descontraída na nova colônia, deixando para trás o frio e o pensamento alemão”. Conforme destaca Guilherme Carlini Piazera, que assina junto do engenheiro Juarez Inácio de Oliveira e da bióloga Taciane Lippel, a obra.

Publicação independente.

A obra é uma publicação independente, fruto de uma parceria entre a Associação Ambientalista Pimentão e a Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). Com uma tiragem de 500 exemplares e distribuição gratuita, inicialmente lançada em março na Unidavi, em Rio do Sul.

Piazera explica que o lançamento na Fundação Cultural BADESC visa expandir o alcance do livro para todo o estado de Santa Catarina. Quem participar do evento receberá um exemplar gratuito. Contudo, para quem não puder comparecer, é possível solicitar o livro pelo e-mail guilhermepiazera@hotmail.com, arcando com os custos de frete.

A Fundação Cultural BADESC está localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. O local abriga as exposições “9 Encontros” de Silvana Macêdo e “Não Há Mais Palavra” de Murilo Leal. Acima de tudo, a visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

Sobre o autor

Livro "Alto Vale do Itajaí - o Vale dos Papagaios" será lançado na Fundação BADESC
Guilherme Carlini Piazera – divulgação

Guilherme Carlini Piazera, também conhecido como Pique, é grafiteiro, artista plástico e arte-educador de Laurentino/SC. Desde criança envolvido com arte, descobriu o graffiti em 2013, inspirado pela cultura hip-hop e o estilo nova-iorquino. Sua arte promove socialização, educação e identidade, com trabalhos em diversas cidades brasileiras. Por fim, Pique possui formação em Licenciatura em Artes Visuais pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.