Discos e bandas de rock

Led Zeppelin: as curiosidades sobre o filme e disco “The Song Remains The Same”.

“The Song Remains The Same”, foi gravado no auge do Led Zeppelin dando origem a um filme e um álbum duplo 

Por Sandro Abecassis

Um disco e um filme, ou vice-versa: um filme com trilha sonora. Estamos falando de “The Song Remains The Same”, um álbum ao vivo e um filme do Led Zeppelin que conta a trajetória da banda naquele período.

Os shows deste disco foram gravados nos dias 27, 28 e 29 de julho de 1973, no Madison Square Garden em Nova Iorque. Os ingressos esgotaram para todos os dias das apresentações.

O Led Zeppelin já queria um registro ao vivo com qualidade e havia tentado isso em 1970, no show do Royal Albert Hall. No entanto, a banda não gostou da qualidade e apenas algumas execuções de músicas aparecem em um DVD de 2003 com shows ao vivo da banda.

Nessa época, o Led vivia a máxima do sexo, drogas e rock and roll. Além disso, a banda foi uma das primeiras a ter seu próprio avião, chamado “Starship” – um luxuoso Boeing 720 com suítes, instrumentos musicais com sistema de som e televisão a bordo.

O show no Madison

Peter Grant, empresário do Led Zeppelin, contratou Joe Massot para a produção do filme. A banda teria que tocar nas três noites com as mesmas roupas para facilitar a edição e continuidade do filme. Contudo, Jimmy Page e John Bonham furaram e trocaram de roupa.

A produção inclui não só execuções clássicas como por exemplo, “Rock And Roll”, “Stairway To Heaven” – com a famosa guitarra de cabo duplo – “Dazed And Confused”, “Black Dog”, uma das melhores versões de “Moby Dick”.E também, “No Quarter”, “The Rain Song”, “Since I’ve Been Loving You” e “Whole Lotta Love”.

O filme também apresenta cenas externas da vida dos quatro integrantes, com Robert em sua fazenda no País de Gales e a vida familiar de John Bonham, inclusive com seu filho Jason ainda criança aparecendo. E principalmente, os momentos de repreensão de Peter Grant no universo do showbusiness.

O custo de gravação do filme chegou a 85.000 dólares, um valor que não pagaria nem a produção de um curta-metragem nos dias atuais.

Mais curiosidades

Uma curiosidade histórica que hoje em dia jamais aconteceria, mas era comum no rock dos anos 70, foi quando Peter Grant mandou invadir a casa do diretor Joe Massot porque ele não queria liberar as fitas que continham algumas falhas. Sendo assim, algumas cenas tiveram que ser refeitas em estúdio devido a problemas na gravação.

Algo engraçado é que, quando foram regravar, John Paul Jones estava com o cabelo curto, enquanto no Madison seu cabelo estava comprido. A solução foi colocar uma peruca no baixista.

O Lançamento

O lançamento oficial do filme “The Song Remains The Same” aconteceu em 20 de outubro de 1976. A produção deu origem a um álbum duplo, com a concepção da capa feita pelo grupo de designers da Hipgnosis, inclusive com o luxuoso avião “Starship” na capa.

A primeira edição em DVD saiu em 2002 e, em 2007, esse material foi relançado em Blu-ray.

Por fim, “The Song Remains The Same” está disponível para aluguel no Prime Video.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, músico e apaixonado por rock, literatura e histórias curiosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *