Led Zeppelin: as curiosidades sobre o filme e disco “The Song Remains The Same”.

“The Song Remains The Same”, foi gravado no auge do Led Zeppelin dando origem a um filme e um álbum duplo 

Por Sandro Abecassis

Um disco e um filme, ou vice-versa: um filme com trilha sonora. Estamos falando de “The Song Remains The Same”, um álbum ao vivo e um filme do Led Zeppelin que conta a trajetória da banda naquele período.

Os shows deste disco foram gravados nos dias 27, 28 e 29 de julho de 1973, no Madison Square Garden em Nova Iorque. Os ingressos esgotaram para todos os dias das apresentações.

Led Zepellin. Reprodução DVD

O Led Zeppelin já queria um registro ao vivo com qualidade e havia tentado isso em 1970, no show do Royal Albert Hall. No entanto, a banda não gostou da qualidade e apenas algumas execuções de músicas aparecem em um DVD de 2003 com shows ao vivo da banda.

Nessa época, o Led vivia a máxima do sexo, drogas e rock and roll. Além disso, a banda foi uma das primeiras a ter seu próprio avião, chamado “Starship” – um luxuoso Boeing 720 com suítes, instrumentos musicais com sistema de som e televisão a bordo.

Led Zeppelin IV: saiba curiosidades sobre o álbum lançado em 1971

O show no Madison

Peter Grant, empresário do Led Zeppelin, contratou Joe Massot para a produção do filme. A banda teria que tocar nas três noites com as mesmas roupas para facilitar a edição e continuidade do filme. Contudo, Jimmy Page e John Bonham furaram e trocaram de roupa.

A produção inclui não só execuções clássicas como por exemplo, “Rock And Roll”, “Stairway To Heaven” – com a famosa guitarra de cabo duplo – “Dazed And Confused”, “Black Dog”, uma das melhores versões de “Moby Dick”.E também, “No Quarter”, “The Rain Song”, “Since I’ve Been Loving You” e “Whole Lotta Love”.

Jimmy com sua Gibson de cabo duplo. Reprodução DVD.

O filme também apresenta cenas externas da vida dos quatro integrantes, com Robert em sua fazenda no País de Gales e a vida familiar de John Bonham, inclusive com seu filho Jason ainda criança aparecendo. E principalmente, os momentos de repreensão de Peter Grant no universo do showbusiness.

O custo de gravação do filme chegou a 85.000 dólares, um valor que não pagaria nem a produção de um curta-metragem nos dias atuais.

Em 2012 o Led Zeppelin recebeu uma das mais emocionantes homenagens do rock.

Mais curiosidades

Uma curiosidade histórica que hoje em dia jamais aconteceria, mas era comum no rock dos anos 70, foi quando Peter Grant mandou invadir a casa do diretor Joe Massot porque ele não queria liberar as fitas que continham algumas falhas. Sendo assim, algumas cenas tiveram que ser refeitas em estúdio devido a problemas na gravação.

Algo engraçado é que, quando foram regravar, John Paul Jones estava com o cabelo curto, enquanto no Madison seu cabelo estava comprido. A solução foi colocar uma peruca no baixista.

Led Zeppelin: “All My Love”, uma homenagem de Robert Plant ao filho Karac.

O Lançamento

O lançamento oficial do filme “The Song Remains The Same” aconteceu em 20 de outubro de 1976. A produção deu origem a um álbum duplo, com a concepção da capa feita pelo grupo de designers da Hipgnosis, inclusive com o luxuoso avião “Starship” na capa.

A capa, o avião Starship e as demais referências ao Led.

A primeira edição em DVD saiu em 2002 e, em 2007, esse material foi relançado em Blu-ray.

Por fim, “The Song Remains The Same” está disponível para aluguel no Prime Video.