John Romita, criador da Mary Jane, Wolverine e Justiceiro, morre aos 93 anos.

John Romita Sr. criou personagens como Wolverine, Justiceiro e Mary Jane Watson

John Romita Sr., o visionário artista por trás dos personagens da Marvel nos quadrinhos, incluindo Wolverine, o Justiceiro e Mary Jane Watson, faleceu aos 93 anos de idade. A notícia foi anunciada por seu filho, John Romita Jr., por meio de suas redes sociais.

“Com o coração pesado, compartilho que meu pai faleceu pacificamente enquanto dormia. Ele era uma lenda no mundo da arte, e seria uma honra seguir seus passos. Por favor, mantenham seus pensamentos e condolências com minha família durante este momento. Ele foi o homem mais incrível que já conheci”, lamentou John Romita Jr.

Nascido no Brooklyn, o artista graduou-se na Escola de Arte Industrial de Manhattan em 1947. Ele começou a trabalhar com quadrinhos aos 19 anos.

Ilustração da Marvel em homenagem a John Romita Sr.

Por uma década e meia, ele dividiu seu tempo entre as empresas que se tornariam a Marvel e a DC – Timely Comics e National Comics, respectivamente – trabalhando em vários títulos e ganhando reputação por seus quadrinhos românticos.

Em 1966, Romita começou a colaborar com o editor-chefe da Marvel, Stan Lee, em O Espetacular Homem-Aranha. Lá, ele introduziu vários personagens memoráveis na história, como Mary Jane, a namorada do Homem-Aranha, e o Rei do Crime.

Esboço do Justiceiro, criado por Romita no começo dos anos 70

Seis anos depois, ele se tornou o diretor de arte não oficial da Marvel, um cargo que foi formalizado um ano depois. Durante esse período, ele criou o design de outros personagens famosos, como Luke Cage, o Justiceiro e Wolverine.

O artista permaneceu na Marvel por mais de duas décadas, deixando seu cargo em 1996. “Não importa o sucesso que eu tive, sempre me considerei alguém que pode melhorar os conceitos de outra pessoa”, disse ele em 2002. “Um escritor e outro artista podem criar algo, e eu posso torná-lo melhor”.

John Romita Sr. deixa sua esposa, Virginia, e seus dois filhos, John Romita Jr. e Victor.