Joe Cocker e Jimmy Page, dois gênios que reimaginaram músicas dos Beatles.

Joe Cocker e Jimmy Page começaram a trabalhar juntos em 1964, em regravação de uma música dos Beatles.

No ano de 1964 os Beatles haviam dominado o mundo com a beatlemania. Até o meio daquele ano, a banda já tinha 3 álbuns lançados, “Please Please Me”, “With The Beatles” e “A Hard Days Night”, parte da trilha sonora do filme. 

Joe Cocker e Jimmy Page, dois gênios que reimaginaram músicas dos Beatles.
Joe Cocker gravando na Decca.

Contudo, em outro estúdio, ironicamente o da Decca, que havia recusado os rapazes de Liverpool anos antes, dois jovens artistas trabalham um álbum. Jimmy Page, guitarrista contratado da gravadora e Joe Cocker que gravava um EP contendo, “I`ll Cry Instead”, uma country music dos Beatles do álbum, “A Hard Days Night” e “Those Precious World”. A produção ficou por conta de Mike Leander, e Jimmy Page toca guitarra nas canções. 

Joe Cocker e Jimmy Page, dois gênios que reimaginaram músicas dos Beatles.
Jimmy na época nos estúdios da Decca.

Jimmy recordou o fato no seu Instagram: Aquela sessão ainda estava vívida em minha mente e eu nunca esqueci Joe ou sua voz. Então, quando entrei na sessão em março de 1968 para “With a Little Help from My Friends”, eu já sabia o quão extraordinário talento Joe era”. Conforme escreveu. Confira a versão:

“Com a ajudinha dos amigos”.

“With A Little Help From My Friends”: JOE COCKER e JIMMY PAGE. ARMS Tour – Dallas, Texas em 29/11/1983. Foto Mark Bowman

Anos mais tarde, em março de 1968, Jimmy ainda estava no Yardbirds quando foi chamado para fazer parte da equipe de produção do primeiro álbum de Joe Cocker, que contava com a versão de Lennon/McCartney, “With Little Help From My Friends”.

A faixa tinha Jimmy Page na guitarra, Tommy Eyre no órgão, Chris Staiton, baixo, B.J Wilson, bateria, as backing vocals, Madeline Bell, Sonny Wheetman, Rosetta Hightower, com produção de Denny Cordell e Tony Visconti. E obviamente a potente voz de Joe Cocker. 

Joe Cocker e Jimmy Page, dois gênios que reimaginaram músicas dos Beatles.

“Esta foi uma daquelas sessões em que você sabe que está fazendo parte de algo muito especial. Denny Cordell era o produtor. Chris Stainton havia feito o arranjo musical com as cantoras e estava tocando baixo fretless – eu nunca tinha visto alguém tocar baixo fretless antes (é um instrumento sem trastes). Ele era um tecladista, mas podia tocar qualquer coisa. Eu improvisei minha própria parte de guitarra naquela noite – o que eu suponho que é por que eu estava lá em primeiro lugar”. Disse Jimmy.

A versão de “With Little Help From My Friends”, chegou ao primeiro lugar nas paradas americanas e britânicas. O próprio Ringo Starr considera a versão de Cocker melhor do que a original de 1967. Veja ao vivo em Woodstock no ano de 1969:

Jimmy Page ainda trabalhou em outras faixas do álbum.Depois, fui chamado para fazer mais faixas para o álbum de estreia de Joe. Eu toquei em metade delas, incluindo “Bye Bye Black Bird”, “Sandpaper Cadillac” e “Marjorine” – coisas soberbas. Ele estava escrevendo com Chris Stainton na época – “Marjorine” é claramente uma música para teclado”. 

Nova versão

Acima de tudo, Joe Cocker era um grande fã dos Beatles, e logo após o lançamento do álbum Abbey Road em setembro de 1969, o vocalista regravou novamente uma canção do quarteto, “She Came In Through In The Bathroom Window”, e chamaram novamente Jimmy Page para tocar guitarra na faixa.

“Led Zeppelin estava em alta quando fui convidado para fazer outra sessão com Joe. Era uma faixa de Lennon-McCartney chamada “She Came in Through the Bathroom Window” e eu toquei steel pedal. Eu o encaixei porque o admirava muito e foi um privilégio tocar com um dos grandes”. Conforme lembra Page. Por fim, confira a versão cheia de swing de Cocker e Page, para She Came in Through the Bathroom Window :