Gustavo Scheidt apresenta 1ª exposição individual,”Paisagens Internas”.

Compartilhe

Mostra com pinturas e gravuras estreia dia 14 de março no Espaço Paulo Gaiad na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis

Comtemplado na Chamada Pública Espaço Paulo Gaiad – 1ª exposição individual da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, o artista catarinense Gustavo Scheidt abre a partir das 19h da quinta-feira, 14 de março, a exposição Paisagens Internas, a primeira individual da carreira. A entrada é gratuita.

Com curadoria de Raony Robson Ruiz e Miguel Vassali, a exposição tem um recorte específico para as paisagens do interior de Santa Catarina. Na mostra, o artista observa essas paisagens como algo interno, subjetivo e busca partilhar o sensível e criar outras representações do imaginário de Petrolândia, sua cidade natal.

“Busco compreender a relação interiorana vivenciada e como a produção artística se desdobra em pesquisa plástica no campo da pintura e da produção de arte contemporânea na pequena cidade”. Conforme explica o artista.

Paisagens Internas

Totalmente inédita, a mostra apresenta 24 trabalhos que estão sendo produzidos desde 2021, ano em que o artista iniciou o curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Paisagens Internas é composta por pinturas e gravuras que apresentam técnicas que se diferenciam entre si. Nas gravuras é possível ver trabalhos com xerox, transferências, monotipia, linear e de subtração. Já na pintura os suportes são papéis, telas, assim como eucatex, sacos de ráfia e fronha de dormir.

Gustavo Scheidt apresenta 1ª exposição individual,"Paisagens Internas".
Trabalho do artista Gustavo Scheidt. crédito Gustavo Scheidt

O projeto tem uma abordagem processual, ou seja, todas as obras são processos ainda em desenvolvimento de pesquisa. Acredito que os suportes como sacos de ráfia criam diálogos possíveis com a vivência interiorana e se relacionam com a maneira de pensar e elaborar uma representação visual do Sul de SC na contemporaneidade”, compartilha o artista.

Primeira individual

Essa é a primeira vez que o artista participa de uma exposição na Fundação e as expectativas do artista são grandes. “A Fundação Cultural BADESC é um dos únicos lugares que permanece ativo no circuito de arte em Florianópolis e que acredita e apoia a arte contemporânea. Dessa forma, expor no espaço é uma maneira de criar visibilidade ao trabalho além de uma validação artística”, completa.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. Portanto, a visitação da exposição Paisagens Internas poderá ser feita de segunda a sexta, das 13h às 19h, até o dia 2 de maio de 2024.

LEIA Também: Catarinense Juarez Machado é destaque em exposição em Curitiba.

Sobre o artista

Gustavo Scheidt. Divulgação.

Gustavo Scheidt nasceu em uma pequena cidade do interior de Santa Catarina, Petrolândia. Começou a trabalhar com pintura e gravura em 2020. Em 2021 entrou na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no curso de Licenciatura em Artes Visuais.

O artista trabalha com pintura e gravura explorando os limites entre os meios gráficos e pictóricos. No ano de 2023 realizou algumas exposições coletivas apresentando seus principais trabalhos que abordam sua relação com o interior de SC.

Atualmente participa como Bolsista de Extensão do Programa Permanente de Extensão Estúdio de Pintura Apotheke, pensando a cor, suporte e desdobrando as paisagens interioranas de Santa Catarina com meios contemporâneos.

Então, agende:

Data: 14 de março – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)

Visitação até 2 de maio de 2024 – de segunda a sexta, das 13h às 19h

Por fim, a entrada gratuita