Led Zeppelin: “In Through the Out Door”, o último disco. Seis capas sob diferentes óticas.

In Through the Out Door, é um álbum com experimentações eletrônicas e com uma das melhores capas, ou melhor, seis capas do Led Zeppelin.

Por Sandro Abecassis

Lançado em 15 de agosto de 1979, In Through the Out Door, é oficialmente o último disco do Led Zeppelin.

As gravações do álbum aconteceram até novembro de 1978, o disco tem uma sonoridade diferente, com a produção mais focada em John Paul Jones e Robert Plant. Incorporando teclados e sintetizadores nas faixas. 

O fato é que Jimmy Page estava se afundando com o vício em heroína e Bonham lutava no alcoolismo. Os fãs se dividiram entre gostar ou não, aliás, aquele período da chegada da new wave trouxe algumas influências para outros gêneros do rock.

A balada pop e radiofônica, “All My Love”, que Plant compôs em homenagem ao seu filho Karac, morto anos antes, alcançou o topo das paradas britânicas e virou hit mundial.

A abertura do álbum, em “In The Evening”, com seus sintetizadores, e a guitarra de Page subindo para que Plant entre com seu vocal alto e cheio de efeitos, mostram como será o álbum.

In Through the Out Door, traz uma essência do Led, flertando com a modernidade da década de seguinte. Portanto, o disco vai das paradinhas eletrônicas, ao folk/country e hard rock, como em “South Bound Suarez” e “Hot Dog”. 

Jimmy Page: o lado oculto do guitarrista do Led Zeppelin.

A saga do Led em uma música

“Carouselambra”, faixa com 10 minutos, o Led segue uma linha que iria dar o tom em grandes bandas de rock dos 80, como o próprio Van Halen e Gênesis, abusando dos teclados em compasso com a bateria.

Contudo, Plant se arrepende de “Carouselambra”, e diz que teria feito diferente, “Teria feito de outra forma. Mas toda história do Led Zeppelin está nessa letra”. 

As mudanças durante a música, e as metáforas nas letras refletem isso, afinal, a banda estava se recompondo de anos bem difíceis, com mortes de amigos, acidentes, e a perda do filho de Robert. Sem falar na condição errática de Page e Bonham naquele momento. Confira parte dos versos da letra:

Where was your helping, where was your bow? Bow. (Onde estava sua amiga, onde estava o seu arco? Bow.)

Dull is the armour, cold is the day. (Dull é a armadura, o frio é o dia.)

Hard was the journey, dark was the way. Way. (difícil foi a viagem, escuro era o caminho. Caminho)

I heard the word; I couldn’t stay. (Oh.Eu ouvi a palavra, eu não podia ficar. Oh.

I couldn’t stand it another day, another day, (Eu não poderia suportar isso outro dia, outro dia)

Another day, another day (Outro dia, outro dia)

Led Zeppelin I: as curiosidades sobre o álbum de estreia da banda.

As capas

Um outro aspecto curioso do disco são as capas criadas pelo grupo de designs Hipgnosis. No total, seis diferentes, na época o vinil vinha com uma capa tipo como papel de pão fosco, então, o fã que comprasse não saberia qual tipo de capa interna viria. E ainda mais, havia a lenda que se caísse água neste papel revelaria um segredo.

O cenário remetia ao tradicional bar de Nova Orleans, Old Absinthe House, que funciona desde 1807. Dessa forma, com um cenário típico de bar.

Sendo assim, na primeira capa, a visão é do homem da porta do bar olhando o cliente sentado no balcão, o barman e a mulher cantando ao fundo junto com o pianista.

A segunda é a ótica do Pianista que olha para trás e vê uma cadeira caída, as pernas da cantora, o cliente, o barman e o homem na porta e uma mulher sob uma luz. 

A terceira, a visão da cantora do balcão com o cliente, barman, a mulher sob a luz, e o homem na porta.

Na quarta visão, o olhar é do barman, para o cliente, e ao fundo uma mulher ao lado de uma jukebox

A quinta visão, é ótica da mulher sob a luz, que vê o barman, o cliente, a cantora e o pianista e a mulher da jukebox. 

E por fim, a sexta e última, a visão é da mulher da Jukebox, vendo o cliente, o barman, e a moça sob a luz. 

Veja o lugar no google Maps

Pink Floyd: a história da banda escrita por Nick Mason.

O fim.

O lançamento de “In Through the Out Door” aconteceu em Knebworth, uma área rural a cerca de 70 km ao norte de Londres. Era a primeira apresentação da banda depois de um hiato de quatro anos. Veja:

Em 1980, um pouco antes da turnê americana começar, John Bonham morreu. Na época ainda cogitaram a substituição por Cozy Powell, no entanto, logo depois saiu um comunicado sobre o fim das atividades da banda. 

 “Desejamos que seja conhecido que a perda de nosso querido amigo e o profundo senso de harmonia indivisa sentido por nós e nosso gerente nos levaram a decidir que não poderíamos continuar como eram.” Conforme dizia a nota.