“Going To California”, a homenagem do Led Zeppelin a Joni Mitchell.
“Going To California”, é um importante canção do Led Zeppelin, além de uma homenagem a cantora Joni Mitchell.
O álbum Led Zeppelin IV, lançado em 1971, é um dos mais bem-sucedidos da banda britânica, com cerca de 36 milhões de cópias vendidas até hoje. O álbum é conhecido por sua diversidade de estilos musicais, que vão do rock ao folk.
Dentre as faixas estão, “Stairway To Heaven”, “Rock And Roll”, “Black Dog”, “The Battle For Evermore”, “Four Sticks”, “When The Levee Breaks”. Assim como, “Going to California”, uma homenagem da dupla Robert Plant e Jimmy Page à cantora folk Joni Mitchell. A inspiração para a música surgiu quando Mitchell excursionou pela Europa e sentiu saudades de casa, escrevendo a música “California” expressando seu desejo de voltar para os Estados Unidos.
A partir daí Robert Plant pegou o gancho e escreveu uma letra contando a história de um homem cansado de sua vida com a esposa e que decide ir para a Califórnia em busca de um novo começo.
Sendo assim, os versos da canções possuem várias referências a Joni Mitchell. Como por exemplo na primeira estrofe, Plant canta:
Going to California with an aching in my heart Someone told me there’s a girl out there With love in her eyes and flowers in her hair
(Indo para a Califórnia com uma dor no coração Alguém me disse que há uma garota lá fora com amor nos olhos e flores nos cabelos)
Em outra parte da música cita de forma poética os perigosos tremores da região fazendo uma analogia com a vida:
The mountains and the canyons start to tremble and shake The children of the sun begin to awake (watch out) It seems that the wrath of the gods got a punch on the nose
(As montanhas e os cânions começam a tremer e a tremer. Os filhos do sol começam a acordar (cuidado), parece que a ira dos deuses levou um soco no nariz)
Essas linhas fazem referência aos terremotos que ocorreram na Califórnia na época em que a dupla escreveu a canção.
Gravação e produção
A gravação de “Going to California” aconteceu na mansão Haedley Grange no interior da Inglaterra no estúdio móvel dos Rolling Stones. Contudo, a mixagem da música foi feita em Los Angeles, na Califórnia, marcada por um som acústico, com destaque para a guitarra de 12 e 6 cordas usada por Jimmy Page na gravação. Sem a bateria de John Bonham, John Paul Jones toca bandolim na canção.
A música fez parte do setlist de shows ao vivo do Led Zeppelin até o final da banda no começo dos anos 80. Contudo, Robert Plant só voltou a cantar “Going to California” ao vivo a partir dos anos 1990.
Amy Lee, da banda Evanescence, fez uma versão da música em 2015. Então veja:
Por fim, “Going to California” é uma música importante na carreira do Led Zeppelin e sobretudo, uma homenagem memorável a Joni Mitchell.