Led Zeppelin IV: saiba curiosidades sobre o álbum lançado em 1971
Led Zeppelin IV foi lançado em novembro de 1971, cheio de mística, vamos mostrar inclusive como está o local do cenário da capa hoje.
Por Sandro Abecassis
O disco Led Zeppelin IV, lançado em 8 de novembro de 1971, representa um dos grandes álbuns da banda, que já vinha de uma sequência de três obras primas desde da estreia com o álbum “Led Zeppelin” em 1969.
Em uma época onde existiam apenas o vinil e fita cassete, as bandas nos presenteavam com capas mais criativas, diria em grande parte, intrigantes. Portanto, em Led Zeppelin IV não é diferente.
A capa do álbum traz um quadro pendurado em parte de uma parede descascada com um ancião carregando um fardo de palha nas costas, com uma bengala de galho. Um simbolismo a respeito dos excesso que carregamos, principalmente no cuidado com o planeta. Ao abrir a capa dupla do LP ou tirando o encarte do CD é possível ver o cenário inteiro, um terreno baldio com os prédios ao fundo.
O bairro em Birmingham
O lugar da foto é o bairro onde Robert Plant cresceu em Birmingham. Contudo, o quadro era de Jimmy Page, comprado em um brechó. Encontramos o lugar hoje no google maps. Veja abaixo e clique na foto para ir para o local.
“Eu costumava passar um bom tempo em brechós procurando coisas que outras pessoas dispensavam. Eu encontrava alguns móveis, essas coisas muito legais de Arts and Crafts que as pessoas simplesmente jogavam fora. Robert estava comigo uma vez, numa dessas buscas, e fomos a lugar em Reading onde as coisas ficavam em pilhas. Robert encontrou a foto do senhor com as varas e sugeriu que aproveitássemos aquilo na capa de algum jeito. Então decidimos contrastar o arranha-céu moderno no verso com o velho e suas varas – você vê a destruição do antigo e a entrada do novo.” conforme conta Jimmy.
Jimmy Page era um amante das ciências ocultas, tanto que comprou a mansão Boleskine que pertencia a Aleister Crowley, além do mais, o músico também virou dono de uma livraria de artigos esotéricos, chamada, The Equinox.
Led Zeppelin, ‘Physical Graffiti’, da lendária capa as canções memoráveis.
Na parte interna do álbum, surge a ilustração misteriosa do Eremita segurando uma lanterna, inspirada em uma carta de Tarô sob um cenário negro, em cima de uma rocha, que lembra rostos inclusive de um cão, black dog?
“A capa interna foi pintada por um amigo meu, Barrington Colbys. É basicamente a ilustração daquele que busca, aspirando à luz da verdade.” Disse Jimmy.
Em 2012 o Led Zeppelin recebeu uma das mais emocionantes homenagens do rock.
Símbolos para cada um integrante
Em Led Zeppelin IV, a banda traz mais um fator místico, os elementos para cada um integrante do grupo tirado do “Livro Dos Símbolos”, representando runas.
Jimmy Page, escolheu a palavra grega Zoso. O significado, profundo. O Z representa nos rituais de magia o planeta Saturno, e sendo capricorniano é este astro que rege o signo. A parte Oso também está ligada ao símbolo alquímico do mercúrio, tendo relação com Saturno.
Robert Plant sempre foi um estudioso a respeito de histórias sobre as primeiras povoações da Europa, principalmente Os Celtas. O vocalista adotou o símbolo da deusa egpícia Ma´at. A estória é bem interessante, o elemento é uma pena dentro de um círculo fechado, representando, justiça, lealdade e verdade.
Na mitologia egpícia quando uma pessoa morria a alma passava por um julgamento, o deus Anúbis colocava o espectro do coração do morto em um prato da balança e no outro a pena de Ma`at, se o coração pesasse mais do que a pena a alma iria para o inferno, caso contrário a alma seria absolvida.
John Paul Jones, fugia desta mística de Robert e Jimmy, e escolheu para si um símbolo que representasse a música, compondo partes interligadas por um círculo central, representando um complexo rítmico. O elemento também significa confiança e competência.
John “Bonzo” Bonham era muito ligado a sua família, e seu símbolo não poderia ser outro, três círculos conectados, representando homem, mulher e criança. Além do mais os três elementos também estão ligados a outras duas paixões do músico, a bateria e sobretudo a marca de cerveja Ballantine
A banda ainda homenageou a cantora Sandy Denny com um símbolo com três triângulos conectados na ponta, uma representação do feminino. Sandy fez a segunda voz com Plant na canção “The Battle of Evermore”.
Então, as músicas
Quanto a parte musical é indiscutível a qualidade, o álbum Led Zeppelin. Acima de tudo traz um dos maiores clássicos da banda, “Stairway To Heaven” e “Rock and Roll”. Além de “Black Dog”, “”Four Sticks”, “Going To California”, “When The Leeve Breaks”, assim como, “Misty Mountain Hop”
Por fim, ouça na íntegra, o Led Zeppelin IV:
Tenho esse LP ou Disco,
Está em perfeito estado.
Quero vender
21 98828 9855
Provavelmente o primeiro álbum que quase todo fã do Zeppelin ouviu na vida. Esse disco foi um dividido de águas na minha vida, mesmo não sendo o meu favorito. Essa banda é uma obra prima!
Bacana Ranieri, deixei teu comentário aí pra ver se galera entra em contato contigo
Verdade Carolina, um discão cheio de interpretações e canções clássicas.
Bela matéria, Sandro, sobre este icônico disco, desta que foi uma das maiores bandas de Hard Rock de tds os tempos!!! 👏👏👏
Obrigado Luiz, realmente uma das grandes bandas do rock mundial
Parabéns pelo Estudo e Matéria Sandro; estas são as Almas que Perpetuarão e farão as Novas Gerações pensarem e escolherem.
Realmente concordo com o comentário da @Carolina; mas vou além @Carol.
Esta Banda e Discos que Curtiamos e Estudava, Debatia, buscando traduções pq o Inglês não era fácil pra nós, os guardava-mos como Joias e Troféus do Bom Gosto, do Novo e Rebeldias Contra o Futuro que Gerações passadas teimavam em nos Impor – Guerras ou Outras.
Realmente o Led Zeppelin e Outras Bandas, foram o Marco da Mudança de Costumes de uma Geração com a do Passado, Inconformada com o Massacre no Vietnam e Outras Barbáries Monopolista; lutava- mos com as Armas que tínhamos para Causar, Interferir e Vencer.
Não como sonhávamos, assim foi; Historiadores Provam que as Décadas Subsequentes melhoraram muito para a Existência Humana. Através de Estudiosos com o Sandro e Outros, a “Ciência” e “Conhecimentos”, mostram que só a “Cultura” Salvará a Humanidade de provocar a própria Falência e Sofrimento. Contamos que os “Bastões” estejam sendo repassado para Mãos Fortes e Corajosas.
Abcs!!!
Olá Aledala, Tudo verdade, esperamos que as novas gerações sejam influenciam por estas grandes bandas, afinal, o mundo está precisando de que através da música, e arte de um modo geral possamos melhorar nossa existência.
O Led Zeppelin ou Led Zeppelin IV, a mídia colocou como IV, o propósito da banda era apenas o disco sem nome, só por um feito único e espetacular já era mais do que suficiente para ser o melhor álbum de todos os tempos. Gravado em apenas 4 canais, milhares de profissionais não acreditaram na proeza do Led. 4 canais e todos os instrumentos e vozes bem definidas e nítidas mesmo se ouvido em volume máximo. Independentemente das belas canções Led IV é uma obra de arte.
Pois é né Mauro, apenas 4 canais, imagina, a tecnologia era tão precária naquela época e eles faziam discos fabulosos, talento, criatividade, que hoje a galera com toda tecnologia parece que se acomodou.
Tive a sorte de assistir o Led Zeppelin em Milão em 1971.
Não tinha ideia de que estava diante do que viria a se transformar numa das maiores bandas de rock da história.
Um grande privilegiado Paulo. Você viu nascer uma histórica banda.
Comecei a ler e deparei com o comentário logo no início……”dos excesso que carregamos, principalmente no cuidado com o planeta. ”
Parei de ler,essa lacração “cuidado om o planeta” não existia,é pura viajem….
Lacração não!
… nossos póstumos ouviram, fica apenas pensando se entenderam.
Eu espero
ótimo que parou de ler!!!rs
Tal quadro O eremita livro da idade média carregando um fardo com a Bíblia no bolso e perguntando quem é digno de entrar no reino dos céus.
A melhor banda de todos os tempos …Um vocal impecável e implacável com arranjos incríveis …Quanto a esse disco ….Sem palavras .
Estava voltando da escola, estava fazendo o ginásio. Um amigo estava na janela de seu apartamento ouvindo Led Zeppelin, ” House of Holy”,em vinil; e me disse: cara, ouça esse conjunto, é magnífico o som. Nascia para mim a paixão por essa banda. Outro vizinho mais perto ouvia ” Black dog” sem parar. Vivíamos a época dourada da boa música. Eles tiraram os Beatles do primeiro lugar nas paradas britânicas com o Zeppelin 2. Vivendo na Alemanha , tive um amigo alemão que viu o show deles e do ” The Who”. Ele me disse que o The Who era melhor ao vivo. Era um sonho ve-los num show no Brasil que nunca aconteceu. Só tínhamos o vinil para ouvir e não tínhamos o youtube de hoje onde podemos ver e ouvir essas bandas maravilhosas. Não acreditei quando entrei num pequeno teatro da minha cidade para ver o filme ” The song remain The same”.
Olá Cleber, obrigado pelo depoimento, realmente nessa época tínhamos somente o vinil, fita cassete, raras revistas mensais ainda, e o rádio, mas essas músicas quase não tocavam no rádio, só nos anos 80 que rock fica mais radiofônico. Adoro Led zeppelin, interpretar as capas, imaginar os sons, é realmente enriquecedor
Em 1992 eu tinha 15 anos. E namorei um rapaz de 23, cabeludo, dirigia um dodge charge, e jogava pólo aquático!… Me apresentou o Rock que eu nem imaginava!… Led, Stones, Pink, Yes, Van Hallen… entre outras jóias. Certamente esse rapaz com nome de imperador foi meu 1o amor… embalado ao som do Led Zeppelin… Que eh por tudo, até hj, minha banda preferida!…
Também conheci o Led mais ou menos nessa época.
A melhor banda de rock in roll que já ouvi