Led Zeppelin IV: saiba curiosidades sobre o álbum lançado em 1971

Compartilhe

Led Zeppelin IV foi lançado em novembro de 1971, cheio de mística, vamos mostrar inclusive como está o local do cenário da capa hoje. 

Por Sandro Abecassis

O disco Led Zeppelin IV, lançado em 8 de novembro de 1971, representa um dos grandes álbuns da banda, que já vinha de uma sequência de três obras primas desde da estreia com o álbum “Led Zeppelin” em 1969.

Em uma época onde existiam apenas o vinil e fita cassete, as bandas nos presenteavam com capas mais criativas, diria em grande parte, intrigantes. Portanto, em Led Zeppelin IV não é diferente. 

A capa do álbum traz um quadro pendurado em parte de uma parede descascada com um ancião carregando um fardo de palha nas costas, com uma bengala de galho. Um simbolismo a respeito dos excesso que carregamos, principalmente no cuidado com o planeta. Ao abrir a capa dupla do LP ou tirando o encarte do CD é possível ver o cenário inteiro, um terreno baldio com os prédios ao fundo.

O bairro em Birmingham

O lugar da foto é o bairro onde Robert Plant cresceu em Birmingham. Contudo, o quadro era de Jimmy Page, comprado em um brechó. Encontramos o lugar hoje no google maps

“Eu costumava passar um bom tempo em brechós procurando coisas que outras pessoas dispensavam. Eu encontrava alguns móveis, essas coisas muito legais de Arts and Crafts que as pessoas simplesmente jogavam fora. Robert estava comigo uma vez, numa dessas buscas, e fomos a lugar em Reading onde as coisas ficavam em pilhas. Robert encontrou a foto do senhor com as varas e sugeriu que aproveitássemos aquilo na capa de algum jeito. Então decidimos contrastar o arranha-céu moderno no verso com o velho e suas varas – você vê a destruição do antigo e a entrada do novo.” conforme conta Jimmy.

Jimmy Page era um amante das ciências ocultas, tanto que comprou a mansão Boleskine que pertencia a Aleister Crowley, além do mais, o músico também virou dono de uma livraria de artigos esotéricos, chamada, The Equinox.

Led Zeppelin, ‘Physical Graffiti’, da lendária capa as canções memoráveis.

Na parte interna do álbum, surge a ilustração misteriosa do Eremita segurando uma lanterna, inspirada em uma carta de Tarô sob um cenário negro, em cima de uma rocha, que lembra rostos inclusive de um cão, black dog?

“A capa interna foi pintada por um amigo meu, Barrington Colbys. É basicamente a ilustração daquele que busca, aspirando à luz da verdade.” Disse Jimmy.

Em 2012 o Led Zeppelin recebeu uma das mais emocionantes homenagens do rock.

Símbolos para cada um integrante

Em Led Zeppelin IV, a banda traz mais um fator místico, os elementos para cada um integrante do grupo tirado do “Livro Dos Símbolos”, representando runas. 

Jimmy Page, escolheu a palavra grega Zoso. O significado, profundo. O Z representa nos rituais de magia o planeta Saturno, e sendo capricorniano é este astro que rege o signo. A parte Oso também está ligada ao símbolo alquímico do mercúrio, tendo relação com Saturno.

Robert Plant sempre foi um estudioso a respeito de histórias sobre as primeiras povoações da Europa, principalmente Os Celtas. O vocalista adotou o símbolo da deusa egpícia Ma´at. A estória é bem interessante, o elemento é uma pena dentro de um círculo fechado, representando, justiça, lealdade e verdade. 

Na mitologia egpícia quando uma pessoa morria a alma passava por um julgamento, o deus Anúbis colocava o  espectro do coração do morto em um prato da balança e no outro a pena de Ma`at, se o coração pesasse mais do que a pena a alma iria para o inferno, caso contrário a alma seria absolvida.

John Paul Jones, fugia desta mística de Robert e Jimmy, e escolheu para si um símbolo que representasse a música, compondo partes interligadas por um círculo central, representando um complexo rítmico. O elemento também significa confiança e competência.

John “Bonzo” Bonham era muito ligado a sua família, e seu símbolo não poderia ser outro, três círculos conectados, representando homem, mulher e criança. Além do mais os três elementos também estão ligados a outras duas paixões do músico, a bateria e sobretudo a marca de cerveja Ballantine

A banda ainda homenageou a cantora Sandy Denny com um símbolo com três triângulos conectados na ponta, uma representação do feminino. Sandy fez a segunda voz com Plant na canção “The Battle of Evermore”.

Então, as músicas

Quanto a parte musical é indiscutível a qualidade, o álbum Led Zeppelin. Acima de tudo traz um dos maiores clássicos da banda, “Stairway To Heaven” e “Rock and Roll”. Além de “Black Dog”, “”Four Sticks”, “Going To California”, “When The Leeve Breaks”, assim como, “Misty Mountain Hop”

Por fim, ouça na íntegra, o Led Zeppelin IV: