Ginasta revelada por equipe da Udesc Cefid estará nos Jogos Olímpicos.

Compartilhe

Beatriz Linhares disputará as olimpíadas pelo Brasil.

Revelada pela equipe de ginástica rítmica vinculada ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a atleta Beatriz Linhares disputará as Olimpíadas de Tóquio com a Seleção Brasileira de Conjuntos. O evento no Japão está previsto para ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto.

A equipe brasileira conquistou a vaga olímpica no último fim de semana, após receber medalha de ouro no Campeonato Panamericano disputado no Rio de Janeiro. O evento de ginástica rítmica definiu duas vagas da modalidade para as olimpíadas, referentes ao continente americano: uma no conjunto e outra no individual.

O grupo tem Bárbara Galvão, Beatriz Linhares, Déborah Medrado, Duda Araraki, Geovana Santos, assim como Gabrielle Moraes. Este conjunto brasileiro conquistou a vaga com uma virada sobre a equipe mexicana no último dia da competição.

Equipe de Florianópolis

Beatriz iniciou sua trajetória na ginástica rítmica aos nove anos como atleta da equipe de Florianópolis. O resultado é de uma parceria entre a Udesc Cefid, a Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação e a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis (FME).

Beatriz Linhares – Arquivo pessoal

Ela teve sua primeira convocação com 15 anos, para integrar a seleção brasileira da modalidade. Atualmente com 18 anos, a atleta treina com a equipe nacional em Aracaju.

Projeto de extensão

Na Udesc Cefid, a parceria com a Adiee e a FME é desenvolvida pelo projeto de extensão Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica, vinculado ao programa Núcleo de Estudos da Ginástica e coordenado pela professora Maria Helena Kraeski.

Sendo assim, o projeto oferece de forma grátis aulas de iniciação e aperfeiçoamento em ginástica rítmica a crianças e adolescentes da comunidade, revelando e formando atletas.

Acima de tudo, Beatriz é a segunda ginasta revelada pelo projeto a alcançar uma olimpíada – a anterior foi Luísa Matsuo. Por fim, saiba mais sobre a equipe Adiee/Udesc Cefid/FME na página no Facebook.