Fundação Cultural BADESC tem nova diretora geral em Florianópolis.

Margaret Waterkemper assume a gestão da instituição em Florianópolis

Um dos espaços culturais mais prestigiados do Estado de Santa Catarina, a Fundação Cultural BADESC, está com nova gestão. Margaret Waterkemper assume a direção geral do espaço em conjunto com Helena Mayer, que permanece na diretoria administrativa e financeira. Margaret é jornalista e fotógrafa, e já foi diretora de artes da Fundação no período de novembro de 2013 a fevereiro de 2015.

A nova diretora geral assume o cargo no lugar de Eneléo Alcides, que atuou por duas gestões, de agosto de 2013 a fevereiro de 2021. Neste período, de quase oito anos, aconteceram 560 atividades gratuitas.

Dentre elas, 105 exposições, 27 cursos na área cultural, 75 oficinas e seminários, além da realização de 13 feiras de artes, 96 lançamentos de livros e CDs, a realização de 197 festivais e mostras de cinema, com exibição de mais de 1.500 filmes no Cineclube Fundação Cultural BADESC e a preservação da memória da instituição na organização de sete catálogos de artes. Ainda em sua gestão, foi inaugurado o Espaço Paulo Gaiad.

“Toda essa produção só é possível pela dedicação de uma equipe que é muito afinada, dedicada e amorosa com a da Fundação, pela contribuição de incontáveis parceiros, pela generosidade de artistas, pesquisadores e curadores que apostam no trabalho da Instituição e, evidentemente, pelo público que frequenta a Casa”, destaca Eneléo.

Em 2021, a Fundação, que ocupa um casarão na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro da Capital, completa 15 anos de atuação, enquanto o espaço Fernando Beck, inaugurado em fevereiro de 1991 no hall de entrada da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina SA – BADESC, completa três décadas.

Nova página.

E em comemoração, o site da Fundação (www.fundacaoculturalbadesc.com) foi reestruturado durante a pandemia e ganhou uma página que resgata a memória dos artistas e de todos os eventos promovidos pela instituição.

Por fim, até o final do ano, todas as exposições ganham uma versão virtual com acesso através do site. 

Juliano Zanotelli