Forte ciclone deve ter reflexos no clima em Santa Catarina.

Forte ciclone deve ter reflexos no clima em Santa Catarina.

A Defesa civil e o EPAGRI alertam para um ciclone se formando no sul do Brasil. No entanto, é provável que o fenômeno se mantenha no mar, contudo a previsão indica que Santa Catarina deve sentir alguns efeitos, como por exemplo, ventos, frio e chuva. 

Sendo assim, confira a previsão para os próximos dias no estado. 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (04)

Rápido deslocamento de uma frente fria combinada com o aquecimento diurno favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados no centro-leste do estado já a partir da manhã. Localmente, os acumulados podem ser altos em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é de moderado a alto para desastres. Na porção oeste, ainda há chance de chuva isolada, com gradual melhora nas condições do tempo. Logo, o risco é moderado para desastres.

A tarde, as temperaturas máximas devem ser altas no Litoral, Vale e Planalto Norte, variando de 28°C a 38°C. Destaque para o Litoral Norte, Vale e Litoral Sul com máximas de 35°C a 38°C. Na porção oeste as máximas variam de 23°C a 27°C. Ventos com direção de quadrante norte virando para quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos com moderada a forte intensidade (em torno de 70 km/h) em áreas do Planalto Sul, Litoral Sul, Grd. Florianópolis a partir da tarde.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (05)

Os ventos vindos de um ciclone extratropical sobre o oceano (na altura do litoral do RS), sobretudo favorecem rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (em torno de 70 km/h) no Litoral Sul e Grd. Florianópolis. Ainda, contribuem para o fluxo de umidade em direção ao Litoral e Vale e deixam o dia com sol entre nuvens e chance de chuva isolada nestas áreas. Logo, o risco é moderado para desastres. 

Nas demais regiões dia com sol, poucas nuvens e risco baixo para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (em torno de 6°C), baixas a amenas na porção oeste, Planalto Norte, Grd. Florianópolis Serrana e Alto Vale (10°C a 14°C) e amenas nas demais regiões (16°C a 21°C). Contudo, a tarde, as máximas variam de 30°C a 33°C no Litoral Norte, Vale, 27°C a 30°C no Planalto Norte, Grd. Florianópolis, Litoral Sul e até 26°C na porção oeste. Ventos com direção de quadrante sul, com fraca a moderada, em todo estado.

PREVISÃO PARA SÁBADO (06)

Dia com sol e poucas nuvens em grande parte do estado devido a atuação de um sistema de alta pressão. No Litoral Norte, Baixo/Médio Vale e parte do Planalto Norte há chance de chuva isolada por conta da umidade vinda do oceano. Logo, o risco é baixo a moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas baixas nos Planaltos, Meio Oeste (4°C a 10°C), amenas no Litoral, Baixo/Médio Vale (14°C a 21°C) e baixas a amenas (10°C a 14°C) nas demais regiões.

Dessa forma, a tarde, as máximas devem ser mais altas no Vale (em torno de 32°C), no Planalto Norte, Litoral Norte, Grd. Florianópolis, Litoral Sul (25°C a 30°C), enquanto na porção oeste não passam dos 27°C. Ventos de quadrante sul a leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 60 km/h) de forma isolada no Litoral e áreas próximas.

Por fim, em caso de situação de risco, acione a Defesa civil através do 199, bem como o corpo de bombeiros pelo 193