Foto rara mostra George Harrison e Stuart Sutcliffe em show de Gene Vicent

Apresentação de Gene Vicent em Liverpool quase não aconteceu por conta da morte de Eddie Cochran. 

No dia 16 de abril de 1960, Gene Vincent e Eddie Cochran completavam 3 meses de turnê pelo Reino Unido e estavam de folga, e voltariam para os Estados Unidos no outro dia, mas voltariam à Inglaterra no fim de mês para novos shows. 

Foto rara mostra George Harrison e Stuart Sutcliffe em show de Gene Vicent
Eddie Cochran e Gene Vicent.

Gene, Eddie e sua namorada Sharon Sheeley e o gerente da turnê teriam que ir até Reading, em Berkshire, e coincidentemente um motorista de 20 anos chamado George Martin, se ofereceu por um valor mais barato para levá-los. Os cinco se espremeram em um Ford Consul. 

Sem pesquisar o histórico do motorista, o grupo não sabia que Martin tinha histórico em dirigir acima da velocidade. Sendo assim, quando entraram na cidade de Chippenham ele estava a 130 km/h, perdeu a direção do veículo e bateu em um poste de concreto. 

O acidente arrancou o teto do carro, Cochran, Vincent e Sheeley acabaram arremessados para fora. Eddie Cochran sofreu graves ferimentos na cabeça e faleceu aos 21 anos de idade. Coincidência ou não, John Lennon e Paul McCartney estavam na cidade de Reading para onde Eddie iria. 

Gene deixando o hospital em Londres com a perna no gesso e o braço enfaixado.

A notícia se espalhou, chegando a Liverpool onde ele tocaria no dia 3 de Maio junto com Gene Vincent no Estádio da cidade. Allan Williams e Larry Parnes que estavam na organização do show pensaram em cancelar o evento, mas Gene Vincent disse que faria a apresentação no Liverpool Stadium 

Uma nova ideia. 

Williams teve a ideia de chamar para o evento as melhores bandas de rock de Liverpool; Então o cast ficou, Gene Vincent,  Cass & his Casanovas; Rory Storm, com Ringo Starr na bateria e Gerry e os Pacemakers. Os ingressos estava à venda na NEMS, loja de disco de Brian Epstein. 

A apresentação contou com nomes que fariam parte do circuito Bealte. Como por exemplo, Brian Epstein, futuro empresário da banda, e seu gerente Jr. Peter Brown, que também faria parte da produção dos Beatles estavam neste dia 3 de maio no show de Gene Vicent. 

LEIA TAMBÉM: Londres dos Beatles: veja os locais pouco conhecidos onde a banda gravou cenas

John e Paul não foram para o show, pois já tinham visto Gene anteriormente. No entanto, Stuart Sutcliff, baixista dos Beatles naquela ocasião, também estava no evento. Um amigo seu chamado Cheniston Roland registrou fotos da apresentação e do público, mostrando Stuart em um canto da plateia. 

Foto rara mostra George Harrison e Stuart Sutcliffe em show de Gene Vicent
Ringo na bateria do RoryStorm e Stuart ao lado de George Harrison na plateia.

Quem acompanhou Stuart, foi George Harrison. No livro, Tune In, existe uma declaração do guitarrista lembrando o fato.

“Não éramos nada, tínhamos acabado de sair da escola, e éramos amadores, sem esperança, então Rory Storm and the Hurricanes apareceram no Stadium, e ele já era grande. Ele foi incrível cantando “What’d I Say”, e a banda estava ótima, todos fazendo os mesmos passos de dança, com seus ternos, e ele ficava pulando como um louco e mesmo naquela época, eu lembro de pensar, “Bem, somos melhores que todos eles! Apesar de ainda não termos feito nada, não era uma questão de ego, não era para desqualificar, mas havia uma parte de mim que era metida, mas havia uma parte que sabia que algo aconteceria. Eu lembro de pensar que tínhamos que juntar nossa banda”. Conforme recorda Harrison.

Por fim, sem ainda se conhecerem, a não ser de vista, estavam no mesmo local, Ringo, George Harrison, Brian Epstein e Peter Brown.