Led Zeppelin: o dia que a banda superou um recorde do Beatles.

Em 1973, durante a turnê de verão nos EUA, o Led Zeppelin quebrou o recorde de público dos Beatles em uma apresentação.

Jimmy Page postou uma recordação no seu Instagram lembrando o feito do Led Zeppelin em ter batido o público dos Beatles, no show que o Led Zeppelin fez em Tampa, na Flórida em 1973, reunindo cerca de 56.800 mil pessoas. Até então, o recorde era dos Beatles, na histórica apresentação do Shea Stadium em 1966, com 55 mil espectadores. 

Fomos buscar mais informações sobre esta apresentação nas biografias da banda, como por exemplo, a atual e mais completa e recém lançada, “Led Zeppelin: a biografia”. 

Led Zeppelin: o dia que a banda superou um recorde do Beatles.

Duas noites no Atlanta Braves.

Led Zeppelin: o dia que a banda superou um recorde do Beatles.
Foto aérea do estádio Atlanta Braves. © Tampa Tribune, 1973

O show no estádio do Atlanta Braves em Tampa, Florida, abria a turnê americana. Foram duas noites. Na primeira, reuniu 49.236 pessoas com uma bilheteria de 246 mil dólares, e na segunda noite, em 4 de maio, o público total de espectadores batia a histórica marca dos Beatles, totalizando 56.800 pessoas, com uma bilheteria de 309 mil dólares. 

Naquela ocasião, o Led Zeppelin havia acabado de lançar o álbum, “House Of Holy”, trazendo clássicos como, “The Songs Remains The Same”, “No Quarter”, “Rain Song” e “D´Yer M´Aker”. Então, já era uma banda conceituada como uma das grandes do rock. No entanto, Robert Plant ainda se admirou do público e comentou com o empresário Peter Grant, “Puta merda G, de onde veio toda essa gente?”

Led Zeppelin: o dia que a banda superou um recorde do Beatles.
John Paul Jones e Robert Plant. Foto Dan Grantham

No livro biográfico Jimmy conta a sensação: “Aquilo foi uma das coisas mais incríveis. Não tínhamos nenhum grupo de apoio e pensamos – O que está acontecendo? – Quer dizer, sabíamos que éramos grandes, mas não tinha imaginado que fosse naquela escala. Para falar a verdade, acho difícil acreditar o que significava tudo aquilo”. 

Mais que o “e o vento levou”.

Danny Goldberg, que era vice-presidente da Swan Song, avisou o Guinness Book sobre o feito, tomando como base uma publicação em um jornal que dizia que aquela estreia do Led Zeppelin foi maior do que quando “E o vento levou” chegou aos cinemas. 

Publicação em um jornal da época diz 57 mil, mas os números oficiais foram 56.800

Um fato mostra como as autoridades começaram a perceber que o rock era um negócio lucrativo. O prefeito da cidade de Miami deu as chaves da cidade para o Led Zeppelin. Aquilo era uma reviravolta, porque anos antes a prefeitura de Miami cogitou banir shows de rock. O motivo, por conta do incidente em que Jim Morrison mostrou o pênis durante uma apresentação na cidade e acabou preso e processado. 

Jimmy Page e John Bonham. Foto Dan Grantham

Robert Plant fez uma reflexão importante após o show, mas que não era real, afinal eles atraiam sim a imprensa. “Estávamos seguindo um caminho enorme, gigantesco, mas sem a imprensa, sem qualquer promoção, sem nada”. 

No entanto, na publicação feita por Jimmy Page na última semana, ele conta que o Led Zeppelin passou a partir dali a fazer mais shows em lugares fechados, mas que de certa forma ele pessoalmente preferia os espaços abertos.

“Na verdade, eu geralmente preferia os shows indoor porque podia ouvir o som refletido de volta para mim – uma questão de ambiente, suponho”.