Florianópolis teve queda nas mortes no trânsito em 2020.

Número de mortes reduziu em relação ao ano de 2019.

O número de mortes no trânsito da Capital reduziu pelo segundo ano seguido. É o que apontam os dados do grupo de informações da Rede Vida no Trânsito. Em 2020, acidentes causaram a morte de 23 pessoas. No ano de 2019, 37 pessoas perderam a vida, o percentual atualizado de redução chegou a 27%. No entanto, esse índice era de 33%.

Desde 2017, a revitalização de mais de 350 vias públicas trouxe ações importantes na qualidade e sinalização das vias para a mobilidade de Florianópolis. A implantação de novas estruturas cicloviárias (ciclovia, ciclofaixa e ciclorrotas) também é um fator positivo, já que trazem redução na velocidade.

“O investimento crescente em mobilidade ativa pelos programas de calçadas como o Mais Pedestres e o Mais Pedal, por exemplo, demonstram que estamos em um caminho certo para ampliação de um sistema viário seguro e eficiente”, comenta o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.

A presença da Guarda Municipal de Florianópolis em pontos estratégicos da cidade é outro fator que contribuiu com a organização e melhoria na aplicação das regras de segurança no trânsito, além da atuação de outras forças policiais como Polícia Militar Rodoviária e da Policia Rodoviária Federal.

Por fim, os dados atuais sobre mortes no trânsito da Rede Vida no Trânsito podem ser acessados pelo link https://sites.google.com/view/rvtfpolis