Filme “IO”: uma jornada emocionante para escapar de um mundo condenado à ruína

Com uma abordagem mais lenta e introspectiva, “IO” nos convida a refletir sobre questões ambientais e a busca pela sobrevivência em um mundo em colapso.

Em 2019, foi lançado o filme “IO”, dirigido por Jonathan Helpert e estrelado por Margaret Qualley e Anthony Mackie. Ambientado em um futuro pós-apocalíptico, o filme oferece uma visão única e contemplativa do que poderia acontecer com a Terra e a humanidade quando a vida se torna insustentável.

Uma Terra Inabitável

Em “IO”, somos apresentados a uma Terra devastada e inabitável. A poluição desenfreada e as consequências das mudanças climáticas deixaram o planeta praticamente sem vida. A atmosfera tóxica tornou-se irrespirável, obrigando os poucos sobreviventes a procurarem refúgio em colônias subterrâneas ou buscarem soluções para escapar da Terra.

A premissa do filme nos leva a questionar os efeitos das ações humanas no meio ambiente e as possíveis consequências de um colapso ambiental global.

A protagonista, Sam (interpretada por Margaret Qualley), é uma jovem cientista que vive isolada em uma colina, tentando encontrar uma maneira de sobreviver ao caos ao seu redor. Ela está determinada a estudar as mudanças atmosféricas e a buscar uma solução para os problemas da Terra.

A esperança de Sam aumenta quando Micah (interpretado por Anthony Mackie) aparece em sua vida depois de ouvir o sinal dela de rádio. Ele é um piloto e busca um local seguro para pousar sua nave espacial e resgatar as pessoas que ainda estão na Terra. Micah traz notícias de uma estação espacial que está orbitando a Terra, esperando para evacuar os últimos sobreviventes para lua de Júpiter, chamada IO

Contudo, Sam continua acreditando na possibilidade de a Terra se recuperar. No entanto, Micah representa a perspectiva de que a humanidade deve deixar o planeta para trás.

‘Anon’: um suspense futurista com um serial killer que desafia a tecnologia.

Conflitos de ideias.

O filme desenvolve um conflito de ideias interessante entre Sam e Micah. Sam se agarra na recuperação da Terra e se recusa a abandoná-la. Ela acredita que a natureza tem a capacidade de se recuperar se as ações humanas mudarem. Micah, por outro lado, vê a situação com mais realismo e acredita que a humanidade deve se concentrar em encontrar um novo lar em outro lugar.

Então, a partir daí começa uma luta contra o tempo dos dois em busca da sobrevivência e reflexão sobre valores, moral, inclusive surgindo decepções e reviravoltas. 

Por fim, confira o Trailer de “IO”, disponível na Netflix.