Festival We Light anuncia programação da primeira edição em Florianópolis

Compartilhe

Inédito na Capital, mostra une arte, tecnologia, arquitetura e luz em programação ao ar livre no Centro histórico

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, Florianópolis será a capital das artes visuais, das luzes e da tecnologia. Os principais prédios históricos do entorno da Praça XV de Novembro se transformarão em tela para projeções mapeadas e instalações de luz durante o We Light Floripa. Ao longo desses três dias, o festival apresentará mostras competitivas e com artistas convidados. Entre os nomes de referência na cena nacional e internacional estão o VJ Spetto, Vinícius Luz e Leandro Vigas. 

Além das projeções na fachada do Palácio Cruz e Sousa e do prédio da Superintendência do Patrimônio da União, serão realizadas instalações de luz no jardim do Palácio. O projeto apresenta ainda uma mostra de projeção mapeada no prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, no Largo da Catedral.  Vale destacar que no Largo da Catedral também serão realizadas Jam Sessions com VJs e DJs convidados, no Largo da Catedral.  

Foto – Mhirley Lopes

No domingo (27/11), o festival terá programação no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC): um espetáculo de Live Cinema com o artista Bruno Bez e três expoentes do selo The Sound of Space: Obutuso, Newoas e Diogo de Haro.

Toda a programação foi desenhada a partir do conceito de “disruptura”: ato de romper, de interromper o curso natural, a disrupção de um processo também pode significar altas doses de perturbação. Nesse sentido, os artistas convidados foram instigados a representarem rupturas necessárias, explorando criativamente esse tema em suas obras tanto por meio de formas figurativas ou poéticas intrigantes, com ou sem uso do som.

Exibições a céu aberto

Leandro Mendes – Vigas foto Arquivo

O We Light Floripa foi idealizado para ser uma grande exibição a céu aberto de obras de arte que usam novas mídias como suporte, inspiradas nas problemáticas do mundo contemporâneo. Ao unir arte, tecnologia, arquitetura e projeção de luz em formatos variados — site specific, live cinema, performances audiovisuais, video mapping e instalações de LED, entre outras —  o projeto  é inédito por instigar artistas a experimentarem outros modos de expressão e, principalmente, por chamar atenção das novas gerações para as artes visuais.

O projeto piloto foi idealizado ainda em 2018 por Tailor Morais, diretor de programação da Marte Cultural, produtora da Capital responsável por alguns dos principais projetos culturais e gratuitos da cidade;  e por Bruno Bez, artista catarinense que já apresentou obras em vários países e que ao longo da carreira desenvolveu uma privilegiada rede de contatos com artistas de vanguarda nas artes digitais. A primeira edição estava agendada para 2020, mas em razão da pandemia foi adiada. 

O Festival We Light Floripa é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o patrocínio master da ENGIE Brasil Energia e o patrocínio das empresas Quantum Engenharia, Texneo e Grupo Lunelli, bem como da Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. O evento conta com o apoio da CDL Florianópolis e da Casas da Água. A Realização é da Marte Cultural.

Confira os locais, horários e atrações do We Light Floripa

Crédito Projetemos

25 a 27 de novembro
Centro Histórico de Florianópolis
Gratuito

Informações: https://marte.art.br/welight/

Jardins do Palácio Cruz e Sousa

25, 26 e 27/11, das 19h às 23h30

Instalações de luz e obras de arte inovadoras de artistas convidados, entre eles Anna Moraes, Leandro Vigas, Camila Luiza e Dimitre lima.

Fachada do Palácio Cruz e Sousa

25, 26 e 24/11, das 19h às 23h30

Projeções abstratas em larga escala com os artistas convidados VJ Linien_, Franco Palioff e Eduardo Galvani

Fachada do prédio da Superintendência do Patrimônio da União (Praça XV)

25, 26 e 27/11, das 19h às 23h30

Projeção de Curtas produzidos por alunos da rede pública

Largo da Catedral

25, 26 e 27/11, das 19h às 22h
Mostra Competitiva de Projeção Mapeada com exibição de obras de artistas inscritos nas categorias One Frame e Curtas. Os vencedores receberão R$ 8 mil em prêmios. Também serão exibidas obras de artistas convidados: VJ Spetto, VJ Vinícius Luz, VJs Edmosh e Bruno Bez

25, 26 e 27/11, das 22h às 24h00
Jam Sessions com mixagem ao vivo dos VJs do festival e DJs convidados. Para explorar as fronteiras entre as artes de manipular músicas e imagens ao vivo. Entre os DJs convidados estão Isaac Varzim, Alejandro Ahmed, Allen Rosa e Edu M.

Teatro Álvaro de Carvalho

27/11, às 18h

Live Cinema com Bruno Bez e The Sound of Space – espetáculo que propõe paisagens futuristas e extrapola as possibilidades da música a partir do uso de sintetizadores e novas mídias. Na apresentação, o artista Bruno Bez apresenta um trabalho que combina artes visuais, inteligência artificial e som numa relação vertiginosa entre realidade e ilusão. Ao lado dele, três expoentes do selo The Sound of Space: Obtuso, Newoas e Diogo de Haro.

WhatsApp chat