CINE Lanterna Mágica exibe dois curtas catarinenses sábado no Ribeirão da Ilha

Compartilhe

Com entrada gratuita, o cineclube exibirá os filmes Baile e Qual Queijo Você Quer; Em seguida haverá bate-papo com a comunidade sobre as produções

Baile (18′) e Qual Queijo Você Quer (11′), dois curtas catarinenses dirigidos por Cíntia Domit Bittar (Novelo Filmes), serão as atrações da próxima edição do CINE Lanterna Mágica, neste sábado (19), a partir das 19 horas. As sessões ocorrerão na Associação Amigos da Barra do Sul, localizada no Salão ao lado da Capela São João Batista (Rod. Baldicero Filomeno, em frente ao 18780 – Ribeirão da Ilha). Acima de tudo, a entrada é gratuita e a classificação é livre.

Baile, de 2019, foi indicado como Melhor Curta-Metragem 2020 pela Academia Brasileira de Cinema e foi qualificado para o Oscar de 2021 como Curta-metragem Live Action após receber o Prêmio de Melhor Curta-Metragem no 60º Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Índias (FICCI).

Qual Queijo Você Quer, de 2011, foi o primeiro curta realizado pela diretora. Foi exibido em mais de 100 festivais no mundo e premiado como Melhor Curta-Metragem no Rio Int’l Film Festival, Festival Biarritz Amérique Latine e Shnit Int’l Short Film Festival – um festival transnacional de cinema que ocorre simultaneamente em oito cidades em cinco continentes.

cineclube exibirá os filmes Baile e Qual Queijo Você Quer
Cena de “Qual queijo você quer”.

“São filmes sensíveis que tocam em questões familiares, de relacionamento, de memória, de mulheres, da sociedade. Nosso intuito é oferecer à comunidade do Ribeirão da Ilha, um bairro distante da maioria dos equipamentos culturais de Florianópolis, uma programação contínua de cultura. Ao mesmo tempo, valorizar produções catarinenses e incentivar a formação de público na comunidade”, Conforme explica Fernanda Ozório, produtora executiva do CINE Lanterna Mágica.

O Cine Lanterna mágica

O CINE Lanterna Mágica é idealizado pelo Coletivo Lanterna Mágica, que reúne artistas e profissionais da cultura de Florianópolis. O nome Lanterna Mágica remete à primeira sessão de projeção de imagens em movimento na, então, Desterro de 1785, quando foi o único povoado do Brasil a receber uma projeção por meio da “lanterna mágica”, um equipamento trazido pelo navegador La Pérouse. O nome homenageia também às lanternas utilizadas para cultivar ostras, cenário típico do Ribeirão da Ilha. Em fevereiro o coletivo realizou um festival de cinema, e de lá para cá vem realizando sessões de cinema mensais em diferentes espaços e escolas do bairro.

O CINE Lanterna Mágica é um projeto selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. 

FILMES

Filme: Qual Queijo Você Quer?

Ficção • SC • Brasil • 2011 • 12 min

Dir: Cíntia Domit Bittar

Sinopse: Margarete, uma senhora de idade, tem um súbito ataque de raiva quando seu marido, Afonso, pergunta se ela pode trazer um queijo da venda. O queijo torna-se a faísca para a discussão sobre como o casal conviveu por décadas, os planos que não realizaram e os sonhos que não viveram.

Filme: Baile

Ficção • SC • Brasil • 2019 • 18 min

Dir: Cíntia Domit Bittar

Sinopse: Há certos dias que, mesmo sem grandes acontecimentos, nos forçam a crescer. Andrea tem só 10 anos e talvez ainda não perceba que seu dia foi assim.

Então, agende:

CINE Lanterna Mágica – exibição dos filmes “Qual Queijo Você Quer?” e “Baile”

Quando: 19 de novembro, às 19h 

Onde: Associação Amigos da Barra do Sul, localizada no Salão ao lado da Capela São João Batista (Rod. Baldicero Filomeno, em frente ao 18780 – Ribeirão da Ilha).

Quanto: Gratuito 

Classificação: livre

Por fim, para mais informações acesse: www.instagram.com/coletivolanternamagica

 

WhatsApp chat