Exposição fotográfica “Palhoça Iluminada” é assinada por José Somensi

Compartilhe

Projeto retrata o trabalho e os resultados da PPP de iluminação pública na cidade

Parte do resultado do trabalho de quase dois anos da PPP de iluminação pública em Palhoça pode ser visto na exposição “Palhoça Iluminada”, montada no hall de entrada da Prefeitura, com visitas das 8h às 19h. São retratos feitos pelo fotógrafo José Somensi, que mostram as equipes da Qluz em campo e os resultados obtidos com a modernização do parque.

Desde que assumiu a gestão da iluminação pública em Palhoça, o consórcio Qluz, criado pela Quantum Engenharia, trabalha na ampliação e modernização dos pontos de luz na cidade. Com isso, hoje o município é o primeiro do Brasil com 100% de telegestão nas luminárias LED. Ou seja, os mais de 27 mil pontos de iluminação contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real, o que permite detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz.

Mas não para por aí. Com a telegestão também é possível programar o acionamento e o desligamento de luminárias, além de regular a intensidade de luz conforme a necessidade, gerando maior eficiência energética.Sendo que, um dos pontos mais importantes é a detecção de falhas, como lâmpadas apagadas à noite, bem como acesas durante o dia. Assim, o grande diferencial está em gerar eficiência na manutenção do parque de iluminação pública.

O uso de LED na iluminação pública permite à cidade aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança em um único projeto. Somente por usar LED no lugar das lâmpadas de descarga, a Prefeitura tem garantido uma economia média de 63% aos cofres públicos. Além de manter ruas e praças mais bem iluminadas e seguras, isso sem contar os benefícios ao meio ambiente.

Sustentabilidade

Vários fatores tornam as luminárias LED mais sustentáveis, um deles é a vida útil que chega a cerca de 12 anos, passando do dobro dos modelos antigos. Essa durabilidade faz com que o número de trocas seja muito menor, o que reduz a produção de lixo, além de gerar economia. Mesmo quando a substituição é necessária, as luminárias LED levam vantagem, pois são 100% recicláveis. Isso significa que elas não poluem o meio ambiente.

Mais segurança

Uma boa iluminação torna um local mais agradável, e no caso das quadras de esporte, por exemplo, além de incentivar a prática de exercícios, amplia a sensação de segurança da população. E aí as luminárias LED, mais uma vez oferecem vantagens, pois elas têm luz branca que possibilita uma visão mais clara e com mais amplitude. Sem pontos escuros à noite, a probabilidade de assaltos ou outros crimes diminui. Além disso, com ruas e avenidas mais iluminadas, pedestres e motoristas têm uma visão clara do que está ocorrendo ao seu redor. Ou seja, o risco de ocorrerem acidentes de trânsito é menor.

WhatsApp chat